Música de todo o mundo: Girl’s Generation

Hypeando|Música de Todo o Mundo

Não se deixe enganar pelo nome: hoje fomos para a Coreia trazer uma super dica de banda no “Música de todo o mundo” desta semana! A gente sabe que a música pop dos Estados Unidos domina assim, com força, o mercado da música em boa parte do planeta, mas quando chega ali por países como Japão, China e Coreia, a coisa muda de figura…

Para dar uma ideia, a Girl’s Generation (ou como elas também são conhecidas, SNSD, abreviação do nome do grupo em coreano) nasceu em 2009 e de lá para cá, arrastam uma legião de fãs por onde quer que passem. Em 2011, elas já foram eleitas pela Forbes como as artistas mais poderosas da Coreia! É bastante coisa, não é mesmo?

A Girl’s Generation foi formado pela SM Enternainment, uma grande empresa do ramo da música na região. Aliás, por lá, é bem comum que as bandas sejam formadas pelas gravadoras. Atualmente, oito meninas fazem parte do grupo:  Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun. A formação original incluía outra menina chamada Jessica, mas ela foi tirada do grupo em setembro de 2014.

De 2009 para cá, já foram lançados cinco álbuns em coreano, quatro mini-álbuns em coreano, três álbuns em japonês e vários singles. E sim, também é bastante comum que as bandas orientais acabem lançando músicas em mais de um idioma: isso faz com que eles consigam fazer sucesso em todos os países da região. E ainda hoje, o mega sucesso Gee é marcante na carreira das meninas:

A influência das meninas é tamanho que, em 2011, elas lançaram o primeiro álbum em japonês que, ainda hoje, é considerado o álbum de um grupo coreano mais vendido no Japão. Isso que é poder, não é mesmo? E vamos combinar: com músicas assim, para lá de animadas, esse figuro mega colorido e descolado e todas essas coreografias, não tem como não fazer sucesso, não é mesmo?

O mais bacana é que, ao mesmo tempo em que a influência delas cresce tanto no Japão quanto na Coreia,as meninas da Girl’s Generation aproveitam a fama para realizar diversas ações beneficentes. De leilão beneficente de roupas a reverter parte das vendas de um single para instituições de caridade, as meninas do Girl’s Generation sempre se mostraram bastante engajadas com movimentos sociais.

E então, que tal esse grupo vindo – literalmente – do outro lado do mundo?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter