“Como assim, Pátio Hype, AC/DC na coluna Música de todo o mundo? Não era para ser sobre bandas diferentes de outros países além do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra?”
Pois é, essa é exatamente a ideia, mas em nenhum momento nós dissemos que seriam bandas desconhecidas, certo? Ate porque queremos mostrar que existem muitas bandas que são bastante populares pelo mundo a fora – e até mesmo aqui pelo Brasil – e que não são de nenhum desses três países. Até agora mostramos vários artistas pouco conhecidos, que tal se surpreender com grupos famosos de origens diferentes? Vamos falar de AC/DC?
Para quem não sabe, o AC/DC veio de longe, muito longe… Mais especificamente, do outro lado do mundo, da Austrália. O grupo nasceu em 1973 quando os irmãos Malcolm e Angus Young se juntaram para fazer rock. Depois de inúmeras formações diferentes, em 1975 eles lançaram seu primeiro disco, High Voltage, com Bon Scott nos vocais. De lá para cá, muita coisa aconteceu, mas o grupo ainda é considerado uma das bandas de rock mais bem sucedidas de todo o mundo.
Um dos hits mais famosos do grupo – ok, são vários e foi difícil escolher apenas alguns para colocar aqui – é Highway to Hell, gravado em 1979, ainda por Bon Scott. Entretanto, no ano seguinte, em 1980, o vocalista morre. Mas o que poderia ser algo fatal para a banda acaba fazendo nascer praticamente um mito. Brian Johnson assume os vocais e os fãs o abraçam como nunca nenhum vocalista substituto foi abraçado. No mesmo ano, a música mais icônica do grupo é lançada e gravada no álbum do mesmo nome: Back in Black:
O álbum seguinte dos australianos – For Those About to Rock (We Salute You) – também foi um sucesso, chegando a atingir o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Era a consolidação da carreira internacional do grupo. Entretanto, os álbuns seguintes não tiveram tão boa repercussão, e a banda foi caindo em popularidade. Mas quando foi em 2008, com o lançamento do álbum Black Ice e a música Rock and Roll Train, juntamente ao fato do grupo ter tido várias músicas como Shoot to Thrill incluídas na trilha sonora do filme O Homem de Ferro 2, o AC/DC voltou ao topo das paradas novamente:
Infelizmente, de 2008 e para cá, a banda acabou se tornando alvo de várias polêmicas. Primeiro, o baterista Phill Rudd é afastado por problemas judiciais. Em seguida, em 2014, um anúncio na página oficial do AC/DC no Facebook anuncia “Após 40 anos dedicando sua vida ao AC / DC, guitarrista e membro fundador Malcolm Young se ausentará da banda devido a problemas de saúde. Malcolm agradece a todos os verdadeiros fãs do mundo inteiro pela paixão inesgotável e apoio. Diante disso, o AC / DC pede que a privacidade de Malcolm e sua família seja respeitada durante este tempo. A banda vai continuar a fazer música”. No lugar de Malcolm, entra o sobrinho dele e de Angus, Stevie.
Mas talvez a maior polêmica tenha sido a saída de Brian Johnson, no início de 2016. O vocalista precisou ser afastado pois estava correndo o risco de ficar surdo. Angus resolver convidar o vocalista do Guns’n’Roses para assumir os vocais do AC/DC e terminar a turnê de 2016. O fato dividiu os fãs: alguns odiaram a ideia e abandonaram o grupo e outros seguiram fielmente Angus Young. Seja como for, o fato é que o rock mundial jamais seria o mesmo sem os australianos:
Fotos e vídeos: Reprodução