Helô Salles e Paulo Façanha no Theatro José de Alencar
16 de dezembro de 2016
Prefeito de Sobral recebe Prêmio Prefeito Nota 10
19 de dezembro de 2016

O música de todo mundo pegou carona para a Argentina e foi comer doce de leite e alfajor! ueba! Isso sem falar nos vinhos e claro, no churrasco argentino que é qualquer coisa de nem sabemos explicar. Mas, muita calma nessa hora: o post é sobre música ou sobre comida?

Ok, a gente aqui do Pátio Hype se empolgou… Mas o fato é que sim, essa semana trouxemos uma das bandas de rock dos anos anos 80 mais clássicas da Argentina: Com vocês, aquela é que á Legião Urbana, o Titãs, o Paralamas do Sucesso de Buenos Aires! Vem  ouvir o som da Soda Stéreo!

A Soda Stéreo nasceu en nuestro país hermano em 1982 e não demorou a se consagrar uma das maiores bandas de rock do país – e mesmo da América Latina. Formada por Gustavo Cerati (guitarra e vocal), Héctor “Zeta” Bosio (baixo e backing vocal) e Charly Alberti (bateria), o grupo é um dos mais importantes nomes da música argentina ainda hoje. Afinal, a banda pode ter terminando oficialmente em 1997, mas ainda hoje as canções fazem sucesso por lá.

Para começar, vários foram os sucessos da banda, mas foi no final dos anos 90, com o lançamento do álbum Canción Animal que o grupo se consagrou em toda a América Latina e mesmo nos Estados Unidos. Uma das músicas mais famosas do Soda Estéreo faz parte desse álbum e fez sucesso aqui por terras brasileiras também. De Música Ligera ganhou duas versões em português: uma na década de 90 feita pelos Paralamas do Sucesso chamada De Música Ligeira, e o Capital Inicial, já nos anos 2000 fez outra versão chamada À Sua Maneira. Confira abaixo a versão da banda argentina e, em seguida, a dos Paralamas do Sucesso:

Essa canção já foi considerada a quarta melhor canção de rock de todos os tempos tanto no rock latino em geral quanto no cenário rock argentino. Mas como tudo o que sobe desce, com o Soda acabou sendo igual. O disco seguinte, lançado em 1992, seguiu o rock experimental e não foi nada bem recebido pelos fãs. Na mesma época, o vocalista Gustavo Ceratti lança seu primeiro disco solo, a banda acaba fazendo uma pausa por tempo indeterminado e o filho do baixista Zeta, de apenas cinco anos, morre em um acidente de carro. Tudo isso levou a banda aos poucos a uma crise.

Mas mesmo assim, em 95 a banda lança seu último disco de estúdio. Sueño Stereo tem dois hits no topo das paradas e leva vários prêmios. Em 96 eles gravam um Acústico MTV e, na época, eles se tornam a primeira banda da América Latina a transmitir um show inteiro pela internet. A crise parecia superada, mas não foi o que aconteceu. Depois do acústico o Soda Stereo entra em um período de silêncio e, em 1997, é anunciado o fim da banda.

Mas 10 anos depois, em 2007, o Soda Estéreo se reuniu novamente e realizou uma turnê especial por vários países da América Latina. Milhares de fãs acompanharam os shows que foi lançado em 2008 no formato de DVD. Depois disso, o Soda Stereo nunca mais voltou a se reunir. Em 2010, o ex-vocalista da banda, Gustavo Ceratti sofreu um AVC após um de seus shows solo, e ficou por quatro anos em coma em um hospital em Buenos Aires. Em 2014, ele faleceu. O Soda Stereo nunca mais retornará aos palcos em sua formação original, mas seu legado para a música latino-americana é de extrema importância.

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *