Assembleia Legislativa debate hoje crise e cortes no FIES
7 de novembro de 2016
5 cabras para seguir no Instagram a-go-ra
7 de novembro de 2016

Voltamos com mais uma banda incrível que não vem nem dos Estados Unidos e nem é daqui do Brasil! Se você não acompanhou, na semana passada, começamos uma nova seção na nossa nova casa! Trata-se do Música de Todo o Mundo, que a cada semana traz uma banda diferente mostrando que nossa playlist pode ter ritmos bem variados sem necessariamente o grupo ser do circuito EUA/Reino Unido/Brasil.

Semana passada trouxemos a banda multi-latina Perotá Chingó. E essa semana viajamos até a Índia para mostrar o The Dhol Foundation.

O The Dhol Foundation é um grupo formado pelo britânico Johnny Kalsi, descendente de indianos. Ok, o criador do grupo até poder ser do circuito que citamos acima, mas o trabalho que ele faz é algo que, aqui no Brasil, podemos chamar sem problemas de “Olodum indiano”. Isso porque eles resgataram a cultura tradicional dos tambores de Punjabi.

Punkabi é uma cidade indiana. Lá, os tambores são chamados de dhol, e há toda uma cultura em torno deles, mais ou menos como temos na Bahia com os tambores do Olodum. Melhor do que ficar explicando isso é começar mostrando um vídeo do grupo em ação:

Bacana, não é mesmo?

O mais interessante no The Dhol Foundation é que o ritmo dos tambores é extremamente contagiante, e mesmo as músicas sendo instrumentais, elas não deixam ninguém parado. E, ao mesmo tempo, é algo calmo e relaxante, ou seja, perfeito para quando a gente quer ouvir algo alto astral, para cima, mas ao mesmo tempo, precisa de foco para trabalhar, por exemplo.

Eles também já estiveram na trilha sonora de filmes como A Última Tentação de Cristo, Gangues de Nova York e O Incrível Hulk. Mas uma das maiores apresentações do grupo foi no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao lado de Kate Bush:

Som para lá de diferente, não é mesmo? Para finalizar, olha a viagem que é um dos vídeosclipes oficiais do grupo, misturando o som dos tambores com violino e mais:

E aí, gostaram de conhecer um pouco de música típica do norte da Índia? Quer indicar alguma banda? Escreve para a gente aí nos comentários!

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *