Não é de hoje que as músicas e jingles são recursos poderosos – e divertidos – em termos de campanhas políticas. Afinal, no Brasil, política e música (e agora os memes) sempre caminharam lado a lado, mas o streaming levou essa mistura para outro nível. No entanto, nas últimas semanas, tem ocorrido um fenômeno bem curioso: o sucesso das músicas anti-Bolsonaro.
Com refrões marcantes, humor ácido e batidas que grudam na cabeça, essas músicas não apenas divertem — elas também se tornaram uma forma criativa de manifestação. Vários músicos até desconhecidos, inclusive, criaram canções políticas que viralizaram seriamente. Por exemplo, Juliano Maderada detonou com “Tá na hora do Jair já ir embora”. Essa música fez tanto barulho que chegou ao segundo lugar no Top Viral do Spotify Brasil ao misturar política com arrocha, pisadinha e lambada. Somente nessa plataforma, a canção já acumula mais de 6 milhões de plays!

Outro destaque é o Hino ao Inominável, criado pelo Coletivo Bijari com composição de Rennó, Chico Brown e Pedro Luís. E nem o tamanho da música, que tem mais de 10 minutos, foi obstáculo para o sucesso que ela alcançou nas plataformas de streaming.
O sucesso das músicas anti-bolsonaro
Mesmo que não exista ranking oficial dessas músicas, essa galera viralizou em rede social, YouTube e playlists políticas. A mistura de humor e política definitivamente deu certo. E claro que a gente trouxe as mais bombadas para você curtir – ou reclamar:
Tá na hora do Jair Já Ir Embora, do Juliano Madeirada, já nasceu clássica
O Bolsonaro Vai Ser Preso – UsMagrão
Só não vai Jair, do Hits Medo e Delírio feat Chinaina
Fuck Bolsonaro, do Andrade, mostra que tem música anti-bolsonaro em todos os ritmos:
E claro que nem Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ficou de fora das músicas anti-bolsonaro:
Nas redes sociais ainda é possível encontrar várias outras canções no mesmo estilo. O que você acha?
Fotos e vídeos; Reprodução