Pele madura – Os cuidados com o rosto, colo e muito mais
22 de abril de 2021
II Encontro do Sistema Estadual de Cultura
22 de abril de 2021
músicas nacionais dos anos 90

Ah, os anos 90… Quanta nostalgia! Às vezes não dá até a impressão de que mesmo quem não viveu o período sente saudades dele, não acham? E vamos combinar: era tanta coisa que acontecia naquele tempo que, se a gente parar para ver bem, seriam completamente impossíveis de fazer sucesso – ou mesmo de passar na televisão! – hoje em dia. E claro que um dos focos principais dessa loucura toda foi a música. Então, quando pensamos em músicas nacionais dos anos 90 que seriam impraticáveis de tocar nas rádios atualmente, geralmente lembramos logo de Mamonas Assassinas. De fato, o politicamente correto jamais deixaria eles fazerem sucesso, mas já parou para repara que tem muitos outros hits que seriam completamente absurdos hoje em dia?

Mamonas Assassinas – Uma Arlinda Mulher

Sim, vamos ser clichês e começar a lista das músicas nacionais dos anos 90 com eles, os reis do politicamente incorreto! Afinal, já dissemos na introdução que Mamonas é a primeira coisa que vem à mente nessas horas, não é mesmo? E vamos te contar: escolher apenas uma canção foi difícil – e extremamente divertido! A escolhida foi essa por que, bem… Em tempos de primavera feminista, desmerecer a mulher de todas as formas possíveis e imagináveis como ele faz nessa música é simplesmente inaceitável… Mas bem, a “imitação” deles do Belchior é muito boa, não é mesmo?

Claudinho e Buchecha – Nosso sonho

Aparentemente, é um simples funk melody sobre um MC que se apaixona por uma garota da plateia durante o show, certo? Então o que teria essa música de tão absurda nos dias de hoje? Pois bem, isso não seria absolutamente nada de mais se a menina da canção não tivesse apenas 12 anos. Isso mesmo, 12 anos! Olha só os versos lá do finzinho da música: “Mas tudo isso porque eu me sinto coroão / Tu tens apenas metade da minha ilusão / Teus doze aninhos permitem somente um olhar…” Gente… Pedofilia não, né?

Rosa e Rosinha – Pulguinha

Gente, nada contra a dupla mais cor de rosa da música nacional dos anos 90, não! Aliás, #Saudades Rosa e Rosinha! Mas que é isso de pulguinha no busão? Que refrão é esse? Não lembra? A gente te refresca a memória cantando “Tá com pulga na cueca? Já vi, vou catar! / Tá com pulga na calcinha? Tá ruim de achar!” Pronto, agora você vai passar o dia com essa música na cabeça… Isso mesmo, entrou na lista pela bizarrice e por ser chiclete também! hehehehe

Raimundos – Selim

Bom… Assim como Mamonas Assassinas, escolher uma única música dos Raimundos para colocar na lista ficou difícil, bem difícil… Pode colocar um CD inteiro? Então, ficamos entre Selim e Puteiro em João Pessoa e desculpem, mas não dá para colocar a letra dela aqui não… hehehe

Gabriel O Pensador – 2345meia78

Antes de qualquer coisa, alguém aí pensaria em apanhar fichas e correr para o orelhão hoje em dia, em tempos de WhatsApp e Tinder? hehehehe Ai gente, como o tempo passa e o mundo muda… Então, por favor, já passamos do tempo de dizer que “mulher loira é tudo burra” e todas aquelas piadinhas que eram muito engraçadinhas e faziam sucesso nas músicas nacionais dos anos 90, mas que hoje são puro preconceito, né? E olhe que nem estamos falando de outro clássico do cantor, Lôraburra, que também soa absurda hoje em dia. Mas as piadinhas e trocadilhos dessa música também soam bem impossíveis hoje em dia…

Então, que coisa, hein? E olhe que nem colocamos todas as músicas nacionais dos anos 90 que podemos considerar politicamente incorretas, só ALGUMAS das mais famosas. E, sinceramente, que surpresa essa música do Claudinho e Buchecha… Parecia tão inocente… Mas e aí, quais outras músicas que eram sucesso e hoje em dia seriam canceladas na hora você lembra?

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *