O compositor cearense Wesdley Vasconcelos teve o videoclipe de sua canção intitulada “Fica em Casa”, incluída em campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) para auxiliar no combate à pandemia do Covid-19. A música foi submetida a uma convocatória mundial que teve mais de 17.000 inscritos, de 143 países. A canção foi composta para promover uma leitura artística do músico sobre o momento atual de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19).
Dentro da campanha da ONU, a música de Wesdley irá ajudar a propagar a mensagem do Distanciamento Físico, um dos seis pilares do enfrentamento ao coronavírus propostos pela ONU. As obras que estão no United Nations COVID-19 Response Creative Content Hub estão disponíveis para download e têm divulgação livre mediante citação dos créditos.
Wesdley Vasconcelos utilizou como mote de sua canção o cenário em que as pessoas estão distanciadas não apenas do trabalho e do convívio público, mas inclusive de maioria de seus entes queridos, como pais, mães, irmãos, namorados, amigos etc. “Como artista, eu sei que tenho uma responsabilidade. Por isso quis passagem uma mensagem de amor, mas que neste momento seja expressado pela forma de afastamento e não de presença física”, explica o compositor.
Segundo Wesdley, um dos objetivos da música é reforçar o coro das autoridades da área da saúde, que prega o isolamento social, ou seja, que as permaneçam em casa e saiam o mínimo possível. “Os profissionais de saúde estão na linha de frente ajudando os doentes, os pesquisadores estão buscando compreender a propagação vírus e sua forma de atuação no corpo humano, mas para a maioria da população a melhor forma de ajudar é ‘simplesmente’ ficando em casa”, ressalta o músico.
Wesdley conta que a canção tem tido uma grande repercussão desde que ele gravou uma versão caseira e publicou nas suas redes sociais. Agora, ele espera que o lançamento mundial da música possibilite que se espalhe ainda mais a mensagem de que fiquemos em isolamento nesse período de quarentena. “Mas de uma forma leve e amorosa, carregada de afeto e esperança, servindo também de contraponto à avalanche de notícias – reais e falsas – que chegam até nós via imprensa e aplicativos de mensagem. Tudo isso tem afetado a saúde mental das pessoas. E é nossa missão como artistas atuar para minimizar isso. E eu espero que essa canção ajude”, comenta.
Além da plataforma da ONU, no site https://unitednations.talenthouse.com/artworks/2286508 , a canção “Fica em Casa” está disponível nas principais plataformas de distribuição digital de música, como Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Youtube, Tidal e outras.
Fonte: Fábrica de canções / Fotos: Reprodução