A cada temporada, o couro reina nas peças que riscam as passarelas. Atemporal, o material de origem animal está presente nas coleções invernais, mas também nas de verão, desdobrado nas mais diversas modelagens, acabamentos e cores. Só que, ao longo dos anos, diversas marcas passaram a investir em opções sintéticas. Desta vez, o tecido ganha uma nova versão – sustentável e cultivada em laboratório. Trata-se do Mylo, o “couro” de cogumelo vegano, que dá forma às recém-estreadas criações de Stella McCartney. Vem conhecer mais sobre o material que promete revolucionar o mundinho fashion!
Em 2017, a bolsa best-seller da Stella McCartney ganhou versão feita em Mylo, que se assemelha ao couro, mas é feito a partir da matéria-prima inusitada. No ano seguinte, foi destaque na exposição Fashioned From Nature, no museu britânico V&A. Batizado de Falabella, o acessório atemporal é reconhecido pelas correntes brilhantes e pelo formato com bordas cortadas.
Agora, a grife apresenta peças de roupa confeccionadas com o inovador Mylo, uma alternativa sustentável ao couro animal e ao sintético. “Já tínhamos feito uma bolsa, então, eu queria fazer roupas ready-to-wear, para dar um pouco mais de visibilidade ao material, mostrar sua versatilidade e como ele pode ser usado pela indústria têxtil para realmente substituir o couro”, explicou McCartney à Vogue.
Sobre o Mylo
A estilista aponta que o Mylo é um tecido fino e macio, além de ser sustentável e vir de uma fonte renovável, graças ao sistema radicular dos cogumelos. Outro ponto positivo para o “couro” é a textura realista, que dispensa o uso de materiais plásticos, como couro fake, para alcançar um visual semelhante à pele animal.
Infelizmente, as peças não serão comercializadas. A marca sinalizou que os modelitos apresentados são protótipos, para ilustrar o potencial dessa matéria-prima. O objetivo, a princípio, é abrir espaço para um futuro vegano na moda.
O top e a calça da Stella McCartney são as primeiras peças do mundo a serem criadas com o tecido inovador e ecológico. Para divulgar as criações, a cantora e ativista Paris Jackson, filha de Michael Jackson, foi elencada para estrelar a campanha de lançamento.
“Estou muito feliz e extremamente grata por estar do lado certo da mudança e por fazer parte de algo muito maior do que eu: salvar os animais e o meio ambiente, um de cada vez”, disse Paris Jackson no vídeo de estreia.
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Fotos: Reprodução.