Lembra daqueles dias em que o mundo parece conspirar contra você e – como se isso já não fosse o suficiente – ainda tem os inchaços, os altos e baixos emocionais e aquela terrível e incontrolável vontade de comer doce em quantidades nada recomendadas para quem tem medo da balança? Isso é TPM!
Ser mulher é viver mensalmente o dilema de privar-se das tentações e ficar com uma super vontade de comer tudo que vem pela frete e segurar firme ou se entregar as guloseimas e esquecer de vez as calorias extras!
Mas, você já parou para pensar que cair nas tentações todo mês pode não ser tão bom assim? Uma vez perdida tudo bem. Mas sempre é demais! A descoberta do momento são os vinhos bem docinhos que aliviam qualquer stress e animam bem mais os dias de TPM. Quer saber como e quais os tipos mais indicados? O No Pátio conta!
Os vinhos doces – assim como os tintos e brancos – são bem populares e agradam a todo mundo! O que acontece é que muita gente ainda não descobriu o potencial deles e nem reconhece o sabor super diferente!
A maioria dos vinhos doces é feita a partir de uvas brancas, mas isso pode mudar muito de acorde com o local onde é produzido. Por ser super doce, ele tem capacidade de envelhecer bem durante um longo período. Claro, não precisa nem falar que a concentração de açúcar nesse tipo de bebida é bem alta, né?
O que faz com que esse tipo de vinho ser mais caro é justamente o processo de produção, que é muito mais trabalhoso que os conferidos a outros tipos da bebida. Mas, em dias de TPM você pode sim se dar esse presente sem nenhuma culpa na consciência! Afinal de contas é muito melhor trocar a culpa pelo prazer!
Quer saber quais são os principais tipos de vinho e como eles são feitos? O No Pátio escolheu alguns tipos de vinho para você se deliciar naqueles dias chatos de TPM que só mesmo uma boa taça da bebida para animar!
Vinho Botrytizado ou com Podridão Nobre:
As regiões da Sauternes (Bordeaux – França) e os de Tokaji (Hungria) são que mais produzem vinhos bem doces e os de maior prestígio também! as condições climáticas tem que ser precisas, devido aos processos super peculiares que envolvem essas bebidas! Isso permite que o fungo Botrytis Cinerea, conhecido como um fungo nobre, ataque as uvas depois de se desenvolverem.
A pele das uvas é desidratada e, assim, a concentração de açúcar aumenta. Sabe o que é mais interessante? Essas uvas são escolhidas a mão! Por isso o preço é tão alto – pelos processos lentos e que exigem mais cuidado.
Para bebidas mais tradicionais, nada mais indicado que ir até a Sauternes! Uma boa pedida é o Schoder & Schyler 2008, que é super delicado e tem um custo benefício maravilhoso! Um queijinho Roquefort é hiper indicado para acompanhar esse vinho!
O Tokaji Aszú Hétszolo 5 puttonyos 2001 é ideal super indicado para um dia mais que especial! Não tem como errar! Tem aromas marcantes de damasco, geléia de laranja e mel! Sabe aquela torta de frutas maravilhosa? Ela pode muito bem ser servida junto com esse vinho!
Vinho de Colheita Tardia ou Late Harvest:
Leva na composição uvas hiper maduras e escolhidas tardiamente. O grande diferencial desse tipo de vinho é que ele não leva o aroma de fungo nobre – Botrytis Cinerea – e sim aromas frutados. Bem delicados e leves! Cardeto L’Armida 2005, um italiano maravilhoso, com aromas de frutas exóticas – entre elas o cupuaçu – cai super indicado pra quem quer algo doce e especial!
Outra opção – com um precinho um pouco mais elevado – é o Brumaire Novembre 2007. O vinho pertence ao produtor francês Alain Brumont e tem aromas de frutas confitadas, mel e especiarias. Para companhar, nada mais gostoso e tentador que uma bela charlotte de morango ou uma torta de banana!
Vin Doux Naturel (VDN)
Vinho francês obtido por meio do processo de fortificação! A fermentação é feita normalmente e depois as leveduras devoram o açúcar em quantidade suficiente para transformar a bebida em vinho. Parte do açúcar natural é transformado em álcool. Essa é uma bebida doce por natureza!
Uma boa dica é o francês Banylus, do M. Chapoutier, que tem intensidade de cor e frutas! Esse é para matar mesmo a vontade de comer um bom doce naquele período de TPM, que só o que salva mesmo são as guloseimas!
Vinho de Gelo:
Esse é um dos vinhos que mais exige um trabalho bem árduo em sua produção, super conhecido também por Icewine ou Eiswein. O curioso desse vinho é que ele é feito a noite! Isso mesmo! E sabe em qual temperatura? -8°C. uvas quase congeladas!
Por conta do clima e das baixas temperaturas esse tipo de vinho não pode ser feito em todos os países. Para que ocorre uma concentração adequada de açúcar na bebida é super importante esse friozinho na hora da produção. Ele é feito na Alemanha, Áustria e Canadá.
Então, meninas! Estão convencidas de que trocar umas generosas colheradas de brigadeiro por um ótimo vinho pode ser uma excelente opção para driblar o stress da TPM? Ah! Vamos combinar que essa é também uma forma muito mais light de matar os desejos incontroláveis por doce!
Fotos: Reprodução