
Não é preciso ser fã de navegação para curtir um evento mega diferente em Fortaleza durante o final de semana. Isso porque entre 4 e 7 de setembro, os navios Kashima e Shimakaze, da Marinha do Japão, atracam na cidade em um exercício conjunto com a Marinha do Brasil. A visita dos navios, que vêm sob o comando do Contra-Almirante Hiroshi Watanabe, celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão.
O Kashima nunca participou de combates. Trata-se de um navio-escola moderno, com 143 metros de comprimento e 18 metros de largura, o navio atinge velocidade de até 25 nós (cerca de 46 km/h) e pode acomodar até 370 militares. Já o Shimakaze, por sua vez, é um destróier adaptado para treinamento que pode alcançar 30 nós (56 km/h). Além disso, com seus150 metros de comprimento e 16 metros de largura, ele atuou em missões nacionais antes de ser convertido em navio de treinamento, em 2021.

Mas, mais do que uma simples visitação, essa missão faz parte de um cruzeiro de instrução e reforça a cooperação marítima entre os países.
Conhecendo os navios japoneses em Fortaleza
Apesar deles virem realizar um exercício em parceria com a Marinha brasileira, os navios japoneses estarão à disposição em Fortaleza para os curiosos visitarem. O local, inclusive, será palco de diversos eventos ao longo de sua estadia na cidade.

Logo às 10h do dia 4 de setembro, acontece o Cerimonial de Honra à Terra Brasileira, no Porto de Fortaleza. À noite, haverá uma recepção a bordo para convidados especiais. Em seguida, no dia 5, estudantes da UECE participam de intercâmbio cultural, e voluntários farão limpeza de praia. No sábado, 6 de setembro, o público poderá visitar os navios das 14h às 16h. Mas atenção, é necessário fazer um agendamento prévio pelo site da Companhia Docas do Ceará.
Fotos: Reprodução