Shopping Parangaba realiza a 1ª Feira de Noivas
12 de maio de 2014
Inscrições abertas para o Enem 2014
12 de maio de 2014

Aceite de vez que ninguém é perfeito e use suas fraquezas a seu favor, aumentando a autoestima e conquistando tudo que deseja

perfeição_nopatio

Em um mundo cada vez mais competitivo, cometer pequenos deslizes é um sinônimo de fraqueza e incompetência. Mas entenda de uma vez por todas: ninguém é perfeito! Ser vulnerável pode ser construtivo, pois a imperfeição, a dor e o medo nos levam a procurar outro caminhos e assim nos fazem crescer. Muito tempo é gasto tentando esconder pequenas imperfeições.

Quando assumimos que temos imperfeições e fraquezas e deixamos de nos esforçar para parecer perfeitos, podemos canalizar essa energia para algo realmente bom, para onde será melhor aproveitada. Não é possível controlar quando teremos algumas vulnerabilidades expostas, mas podemos escolher como lidar com elas.

Sinta Muito

perfeição2_nopatio

Muitas vezes as vulnerabilidades estão ligadas a sentimentos ruins, mas elas também nos permite vivenciar o lado de bom de todas as situações, do desconhecido. Quando estamos alegres, desligamos os sensores para o perigo de sermos julgados ou criticados. Quem se sente só pode tentar se abrir para o outro, pois só assim as novas relações podem acontecer.

O medo da exposição faz as pessoas se fecharem. E em alguns extremos, pensamentos trágicos são capazes de destruir bons momentos. Essas atitudes limitam as possibilidades. Sinta plenamente, sem se importar com o que virá depois, pois isso atrai pessoas para perto de nós e compartilhar as imperfeições ajuda a criar um vínculo maior e mais autoconfiança.

Foi só um erro

perfeição3_nopatio

Não dê tanto peso ao fracasso. Cada vez mais a sociedade valoriza os líderes e os vencedores. As pessoas nunca se sentem suficientemente boas. Por isso, retornos negativos são quase sempre relacionados à capacidade e autoestima. Críticas positivas dão um ânimo a mais, mas as negativas deixam qualquer um para baixo.

Errar não faz de você melhor ou pior. Nenhum erro é definitivo ou determinante de fracasso eterno. Restabeleça sua autoconfiança e utilize as críticas negativas como um modo de melhorar em tudo que está fazendo.

Não faça comparações

perfeição4_nopatio

É comum criarmos uma imagem falsa do outro e acharmos ele sempre melhor, mais bem-sucedido, feliz e realizado. Com isso, ficamos mais frustrados com nós mesmo e a tendência a se comparar com o outro nos momentos de fracasso é ainda maior e nos deixa pior. Aceitar as imperfeições é um processo longo, envolve uma enorme dedicação para uma mudança profunda.

Cultive sua autenticidade, abrace suas fraquezas e acredite em si mesmo! Trace metas sem comparar com a de outras pessoas, leve em conta apenas a sua capacidade, desejos e objetivos. Assim, suas ações serão mais eficientes para alcançar o que quer.

Não controle tudo

perfeição5_nopatio

O mundo ideal seria aquele em que é possível controlar tudo e todos. Assim, estaríamos sempre protegidos e seguros. Infelizmente, essa não é a realidade. Quem tenta sempre manter o controle da situação desperdiça tempo e potencial com aquilo que não é importante. A nossa energia é limitada. Portanto, ao gastar tempo tentando controlar o que não pode, você acaba não investindo no que realmente importa.

O perfeccionismo também é um mecanismo para mascarar vulnerabilidades, é uma tentativa de evitar crítica ou humilhação. Liberte-se da necessidade de acertar sempre. Esteja tranquilo para experimentar e dar vazão às habilidades. A permissão para falhar, nos permite trabalhar com mais criatividade e autonomia em qualquer que seja o desafio. A surpresa com o desconhecido nos dá força para crescermos como pessoa.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *