No Mês da Consciência Negra, Twitter e Instagram lançam recursos para celebrar a data

Hype da Semana|Hypeando|Tecnologia

No Brasil, no dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional  da Consciência Negra. Mas o mês inteiro é dedicado à data, que celebra a cultura negra além de dar luz ao combate ao racismo e ao preconceito. E, claro, é também um período de valorizar produções de pessoas negras, sua voz e suas lutas. E para marcar o Mês da Consciência Negra, o Instagram e o Twitter lançaram recursos temáticos para suas respectivas redes sociais.

O Instagram lançou um adesivo exclusivo para o Stories em celebração à data. Ele ficará disponível no aplicativo até o final deste mês. Porém, mais do que simplesmente criar a imagem, ele convidou uma equipe de artistas e representantes da comunidade negra no Brasil para desenvolver o novo recurso. “Com o intuito de celebrar o mês da Consciência Negra, inspirar a expressão através de imagens e ampliar as vozes presentes na plataforma, convidamos artistas, criadores, pesquisadores e importantes representantes da comunidade negra no Brasil a participar da criação da identidade visual do adesivo, a partir de um Design Hack realizado pelo Instagram em São Paulo”, declarou a empresa em um comunicado.

Alguns dos nomes que se envolveram com o projeto são o do influenciador AD Junior, a fundadora da Feira Preta Adriana Barbosa e a jornalista Flávia Oliveira. A executiva Egnalda Côrtes, a estilista Ana Paula Xongani, o assessor de projetos da Anistia Internacional Brasil Paulo Vicente, entre outras pessoas também se envolveram na criação do adesivo.

Já o Twitter lançou um emoji especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. Como já é comum na rede, ele aparecerá toda vida que os usuários utilizarem as tags #ConsciênciaNegra, #VidasNegras, #MêsDaConsciênciaNegra, #CelebroMinhaNegritude e #DiaDaConsciênciaNegra.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter