Acabou o romance entre Taylor Swift e Tom Hiddleston
8 de setembro de 2016
Aprovada criação de delegacia de combate ao crime organizado no Ceará
8 de setembro de 2016

Assim como o dia 4 de maio é importante para todos os fãs de Star Wars, o dia 8 de setembro é especial para os fãs de Star Trek, ou como ficou famosa no Brasil, Jornada nas Estrelas. Hoje é o Star Trek Day, ou seja, o Dia do Star Trek. E qual o motivo disso? Bom, no dia 8 de setembro de 1966 foi ao ar, nos Estados Unidos, o primeiro episódio de um dos seriados de ficção científica mais importantes da televisão mundial: Star Trek.

O amor dos fãs pela série é tão grande que semana passada mesmo, o mais novo filme da franquia estreou nos cinemas do mundo todo. Star Trek: Sem Fronteiras chegou arrastando milhares de pessoas aos cinemas. E para celebrar o Star Trek Day, separamos dez curiosidades bem bacanas sobre a série original. Confira:

 

star-trek5A série original quase não aconteceu. Os estúdios da MGM acharam ele ousado demais e o rejeitaram. Já alguns produtores da NBC, que realizou a série, acreditaram que o episódio piloto era muito “cabeça”. Mesmo tendo sofrido vários ajustes – como a mudança do slogan de “Ir onde nenhum homem jamais esteve” por “Aonde ninguém jamais esteve”, a série quase foi cancelada na primeira temporada, mas os fãs enviaram centenas de cartas à emissora pedindo que a mantivessem.

A série original teve apenas três temporadas. Mas várias outras séries derivadas da franquia inicial foram feitas. São elas: Star Trek: The Animated Series; Star Trek: The Next Generation; Star Trek: Deep Space Nine; Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise. Enquanto a versão de desenho animado trazia os mesmos personagens da série original em versão animada, Star Trek: The Next Generation tinha uma história que se passava 70 anos depois da série original.

star-trek4Fato interessante é que Michele Nichols, intérprete da personagem Uhura, quase desistiu da série também. Entretanto, ela foi incentivada a ficar por ninguém menos do que o ativista negro Martin Luther King. King dizia que ela precisava permanecer na série por, pela primeira vez, ser um personagem negro que não representa um papel marginalizado. Que responsabilidade!!!

Por falar em Uhura, ela e William Shatner, que interpretava o Capitão Kirk, protagonizaram o primeiro beijo inter-racial em um programa de TV nos Estados Unidos.

star-trek3

“Vida longa e próspera”

Sem dúvidas, um dos personagens mais icônicos de toda a franquia Star Trek é o Capitão Spock. O personagem vulcano quase foi cortado do seriado por que entidades religiosas diziam que ele parecia com o diabo. Leonard Nimoy – ator que o interpreta – foi o criador da famosa saudação vulcana. E, diga-se de passagem, Spock é o único personagem a aparecer em todos os episódios da série original.

Em 1972 aconteceu, nos Estados Unidos, a primeira convenção de fãs de Star Trek, os organizadores e atores convidados esperavam que aparecessem apenas algumas centenas de pessoas. Entretanto, quase quatro mil fãs da série apareceram. Ainda hoje as convenções de fãs de Star Trek são lotadas.

star-trekA cultura Klingon ficou tão famosa que vários fãs se dedicam a estudá-la. Existem dicionários em klingon, convenções em Klingon, e, claro, o concurso de beleza Klingon. Nele, as candidatas devem ter pelo menos 21 anos e desfilar vestidas de acordo com os costumes alienígenas de Klingon, claro.

Ao todo, foram feitos 700 episódios – juntando todas as séries – para televisão e outros 10 filmes do universo de Star Trek. Isso fez com que a franquia entrasse para o Livro dos Recordes em 2000.

star-trek2“Trekkies” é como se chamam os fãs de Star Trek, e eles são os únicos com nome reconhecido pelo Dicionário Oxford, o mais importante dos Estados Unidos. E um dos trekkies mais famosos do mundo é ninguém menos do que o presidente Barack Obama.

Os fãs de Star Trek são tão insistentes que convenceram a NASA a batizar seu mais ônibus especial de Enterprise, mesmo nome da nave de Star Trek.

O amor por Star Trek é tão grande que a franquia também é comemorada em outra data. Em 5 de abril é comemorada o “First Contact Day”, quando houve o primeiro contato entre humanos e vulcanos na série original. Quem disse que uma série de televisão não pode mudar vidas, hein?

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *