Até 31 de dezembro de 2015, o nono dígito nos números de telefone celular deverá ser implantado no Ceará. A ação que já acrescentou o algarismo “9” na linha de cada telefone móvel da Região Metropolitana de São Paulo, será feita por grupos em todo o país.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o nono dígito nos números de telefones celulares deverá ser adotado em todo o País até o fim de 2016. O cronograma aprovado nesta quinta-feira pela Anatel estabelece que junto com o Ceará, os estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, também estejam com o dígito a mais até o último dia de 2015.
A Anatel não estabeleceu ainda as datas para o início das fases de transição de cada mudança, mas os períodos que abrangem grandes eventos internacionais não devem estar dentro dessas etapas.
“Quando há uma quantidade maior de estados a serem alterados ao mesmo tempo, há um risco maior para operação. Com a divisão há maior controle de riscos na mudança”, afirmou o conselheiro da Anatel relator da medida, Rodrigo Zerbone. Ele ressaltou, no entanto, que esses grupos poderão ser reunidos no futuro para uma mudança simultânea, caso o órgão regulador julgue conveniente.
Foto: reprodução