Quem tem amigos, parentes ou precisar ligar muitos para alguns estados brasileiros como São Paulo sabe que as operadoras de telefonia celular, desde 2013, já acrescentaram mais um dígito nos números de telefones. E em breve essa resolução deve chegar aqui pelo Ceará também, quando os números ganharam um nono dígito.
A partir do dia 31 de maio, os usuários da operadora de telefonia OI terão que acrescentar o nono dígito em seus números de telefone. A mudança atende a resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e deve ser implementada em todo o Brasil até o fim de 2016. Isso acontece por que quantidade de linhas oferecidas já não está mais sendo suficiente para atender a demanda por novos números.
Atualmente, a empresa de telefonia já está trabalhando para implantar o novo sistema de forma que a transição ocorra sem maiores transtornos. Segundo ela, profissionais de Engenharia, TI, Negócios, Comunicação e Relacionamento com o Cliente estão envolvidos no processo de transição, a fim de assegurar que a todos os serviços promovidos pela operadora continuem funcionando normalmente durante o processo de implantação do nono dígito.
Durante os primeiros tempos após a inclusão do nono dígito nos números da OI, as ligações realizadas com os números antigos de apenas oito dígitos ainda serão completadas, entretanto, os usuários receberão uma mensagem alertando sobre a mudança. Em breve, as demais operadoras telefônicas – Claro, Vivo e Tim – também deverão anunciar seus planos de transição para a implantação do nono dígito em seus números de telefone.
Fotos: Reprodução