Tem arte moderna e diferente na área! O Acidum, um dos mais atuantes coletivos de arte urbana de Fortaleza, abre no dia 05 de novembro no Espaço Cultural Correios, a exposição que promete ser um de seus trabalhos mais criativos: “Acidum Project“. Das tampas abertas das cabeças de Robézio e Tereza Dequinta surgem as formas abstratas e surreais que compõem uma leitura inventiva das intensidades do mundo contemporâneo.
O Acidum, que vem conquistando públicos no Brasil e mundo afora, através de intervenções em espaços públicos e expositivos, apresenta nesta exposição, patrocinada pelos Correios, 40 obras produzidas em suportes variados, além de criações diretamente nas paredes do próprio Espaço Cultural dos Correios . Além da galeria, “Acidum Project” inclui uma grande pintura que será produzida pelo Duo em uma área externa na Av. Domingos Olímpio.
O desejo é uma abordagem central na obra do Acidum. As criaturas parecem querer sair de suas meras dimensões e expandir-se pelo resto de tudo, inclusive para dentro do espectador. Não raramente, as intervenções do coletivo envolvem sonhos poderosos que se realizam magicamente diante dos olhos. Eles estão na conta do impossível. Mas é possível, como a realização das obras permite dizer, exibi-los sem temor, deixando para o público a missão de dar sentido a tudo.
O público é este personagem, não mesmo onírico — e surreal —, também movido a desejos. O desejo é, portanto, assíduo — ele faz parte da aventura humana desde quando a civilização ainda nem era um projeto. É nosso traço mais rudimentar. Corre os céus e os estômagos, torna possível nossa existência dentro de um mundo por vezes cruel.
Técnicas mistas ajudam a definir o centro das obras do Acidum, num ousado equilíbrio de forças. Como característica essencial, os trabalhos são marcados pela fulgurante presença das cores, um balé cromático de forte tensão enunciativa. Mas que nessa exposição também será possível visualizar rascunhos, esboços , desenhos de base para essas criações.
Sobre o Acidum
Do desejo imperioso pela livre expressão e realização coletiva no campo artístico e pela arte enquanto instrumento emancipatório e de reinvenção da cidade, nascem as cores do Acidum, que risca de sonhos e intensidades o concreto nosso de cada dia. Coletivo de arte urbana, o Acidum vem realizando trabalhos que brincam com diversas formas de fazer arte, como murais, design, fotografia, grafite, lambe-lambe, tatuagem, stickers, stencils e projetos audiovisuais. A matéria comum a todos os trabalhos é um espírito crítico em relação à vida e seus acontecimentos, abrindo espaço para um imaginário criativo de grande potência humana.
São trabalhos feitos para atingir. Atingir no sentido de envolver o espectador, deslocá-lo do lugar de conforto para um ritual de viagem e transcendência. As obras têm por finalidade impactar e conduzir a um pensamento apurado sobre o mundo. Através de um visual deslumbrante, ora distribuído por longos metros ora visível a olhares atentos via detalhe.
Serviço:
Exposição ACIDUM PROJECT
Data:Abertura dia 05 de novembro de 2015, às 16h
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Edifício-sede dos Correios – Rua Senador Alencar, 38 – Centro).
A exposição permanece no local até o dia 09 de janeiro de 2016. Horário de visitação: 8h às 17h, de segunda a sexta / 8h às 12h, aos sábados. Entrada gratuita.
Informações: (85) 3255-7142.
Fotos: Reprodução