Foi inaugurada, no município de Pacatuba, a Penitenciária de Segurança Máxima Francisco Hélio Viana de Araújo, que receberá presos do regime fechado de todo o estado. Serão transferidos 500 detentos, de diferentes unidades da Região Metropolitana, para a nova penitenciária. De acordo com Mariana Lobo, titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), as novas vagas irão melhorar a situação das demais unidades e delegacias.
Mariana Lobo ressalta que a nova penitenciária possui “os aparatos tecnológicos mais avançados, com o controle da entrada de visitantes, servidores através de cadastro, biometria e reconhecimento facial. Isso é um avanço”. A unidade é, portanto, a mais equipada, com sistema de segurança inédito no estado e possui ainda um scanner corporal, para que seja garantida a segurança e a dignidade dos detentos, agentes e visitantes. Esse equipamento só existe em mais outra unidade no país.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que serão investidos 9 milhões de reais na compra de mais scanners, para outras unidades no Ceará. Foi anunciado por Cardozo, na semana passada, um investimento de mais de R$ 1 bilhão no sistema penitenciário do Brasil. A verba será destinada à construção de novas unidades. Ainda de acordo com o ministro, a previsão do Ministério é de que sejam disponibilizadas 60 mil vagas no sistema penitenciário brasileiro até 2014.
Para fazer um trabalho de “ressocialização” dos presos, haverá duas empresas têxteis na penitenciária, para que eles possam se capacitar, trabalhar e diminuir a pena, além de terem uma renda. Outra novidade será o módulo de respeito, uma forma de organização da vida na prisão. Através desse programa, o detento poderá ser preparado para seu retorno à sociedade, de acordo com a diretora da unidade Socorro Matias.
Foto: Reprodução.