Um projeto que começou na Avenida Bezerra de Menezes e rapidamente foi implantado em outras vias da Capital, a determinação de faixas exclusivas para ônibus tem gerado polêmicas acerca do seu real benefício para o trânsito de Fortaleza. Muitos acreditam que sim, essa determinação contribuiu para a melhoria do tráfego. Já outros dizem que nem tanto.
Nesta semana foi implantado mais um corredor de faixas exclusivas, desta vez nas Avenidas Carapinima e da Universidade, ambas no bairro Benfica. Essas faixas totalizarão 4,4 quilômetros e estão situadas no lado direito da via. O projeto visa otimizar os deslocamentos de aproximadamente 300 mil passageiros que circulam diariamente nessas vias, reduzindo em até 40% o tempo de viagem.
Nessas faixas, é permitido apenas o tráfego de ônibus, vans e táxi. Carros particulares devem observar algumas regras para circular dentro das faixas, como a atenção para somente entrar na faixa para realizar conversões ou acessar algum local, mas mantendo a distância limite entre 100 e 300 metros de antecedência
A previsão da Prefeitura de Fortaleza é de instalar, ao todo, 122 quilômetros de faixas exclusivas até o final de 2015.
Fotos: Reprodução