
No aniversário de 60 anos de Rede Globo, várias novidades vem sendo anunciadas pela emissora dos irmãos Marinho. E dentre elas, vem um novo horário focado em novelas curtas. A inspiração por trás dessa novidade veio de um local bem inusitado: os doramas que conquistaram o coração dos brasileiros!
A proposta desse novo formato de novelas é a exibição de produções mais curtas, de, no máximo, 60 episódios. Além disso, cada episódio teria cerca de 30 minutos, da mesma forma que diversas séries asiáticas. Essas novelas mais curtas também contariam com elenco reduzido, poucos cenários e tramas mais compactas.

Por que fazer novelas mais curtas?
Segundo o site Pipoca Moderna, esse novo e audacioso projeto partiu do diretor-executivo dos Estúdios Globo, Amauri Soares. A ideia seria aumentar a criação de obras originais para o streaming. Então, essas novas produções mais compactas primeiro iriam para o Globoplay e, somente depois, ganhariam exibição na grade da TV aberta da emissora.
A primeira novela curta já tem roteirista definido: Walcyr Carrasco. E cabe a ele uma responsabilidade e tanto. Isso porque, caso essa primeira obra não tenha uma boa aceitação por parte do público, o projeto das novelas curtas pode ser prontamente cancelado.

Assim, a “nova” faixa de novelas estilo dorama ocuparia parte do que hoje é a Sessão Vale A Pena Ver de Novo, e recuperaria o horário que antes era famoso por outra novela: a Malhação. Vale destacar que, recentemente, a emissora testou um projeto em moldes parecido com Todas as Flores, que fez sucesso no streaming e na TV aberta. Além disso, a Max, concorrente do Globoplay, fez um grande sucesso com Beleza Fatal, que segue um estilo bem parecido.
Será que vem aí o dorama brasileiro?
Fotos: Reprodução