Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. E para incentivar a prevenção, o Novembro Azul convoca os homens a ampliarem os cuidados com sua saúde, visando à detecção precoce de doenças.
Em Fortaleza, a campanha tem como objetivo principal incentivar os homens a se prevenirem, estimulando um aumento na adesão aos serviços preventivos oferecidos na rede pública de saúde. Os 134 postos de saúde da Capital realizam consultas, exames, vacinas e acompanhamento preventivo nos grupos de risco de enfermidades.
E se o paciente já apresenta alterações clínicas ou de imagem, indicativos de suspeita de câncer, também deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Assim, será avaliado e encaminhado para a rede especializada em Oncologia por meio de consulta de triagem, onde será definido o diagnóstico e plano de tratamento para cada caso.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se que cerca de 65 mil novos casos sejam diagnosticados anualmente no Brasil. Então não deixe de se cuidar! A atenção com a saúde é um ato de responsabilidade!
Fotos: Reprodução / Fonte: SMS