Orgasmo feminino: Por que é tão difícil chegar lá?
24 de novembro de 2016
Delineado gatinho sem erro!
25 de novembro de 2016

Novembro Azul: saiba quais alimentos ajudam na prevenção do câncer

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção ao câncer de próstata. Além dos cuidados necessários para um diagnóstico precoce, outro aspecto importante, e que pouca gente se atenta, é a alimentação. Segundo a mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista Patrícia Cruz, uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir a doença.

Para que você se atente e saiba mais sobre o assunto, a pedido do Pátio Hype a profissional revela os alimentos que podem ajudar os homens tanto na prevenção como nos cuidados para não propagar a doença. Confira:

De acordo com Patrícia, independente da campanha Novembro Azul as recomendações gerais são aumentar a ingestão de fibras – consumir a recomendação 35g/dia -, manter o consumo de peixes – fontes de ômega 3 – pelo menos uma vez por semana e aumentar o consumo de frutas e verduras.

◊ Alimentos que previnem

Tomate, brócolis, goiaba e cenoura são alimentos ricos em licopeno, que é um betacaroteno precursor da vitamina A. E para quem não sabe, a ingestão de licopeno parece reduzir os riscos de câncer de próstata. Os vegetais crucíferos como brócolis e a couve flor são fontes de sulforafano, que alguns estudos indicam como efeito protetor para a saúde do homem.

novembro-azul-2

◊ Alimentos que devem ser evitados:

Segundo a nutricionista, os alimentos a serem evitados são os ricos em gordura, como frituras, carnes gordas, biscoitos recheados, entre outros. Alimentos industrializados, excesso de açúcar, sal e bebida alcoólica também devem ser evitados. Somado a isso, mudanças no estilo de vida como cessação do tabagismo e a prática de atividade física são fundamentais.

Agora que você já sabe que a alimentação tem papel fundamental na prevenção do câncer, siga as dicas da nutricionista e cuide melhor da sua saúde. E não somente durante a campanha Novembro Azul, heim?

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *