Novidades do Festival Música da Ibiapaba

Agenda Cultural|Cultura

O Festival Música da Ibiapaba (Mi) chega à 13ª edição repleto de novidades! O evento de formação musical, que ocorre em Viçosa do Ceará de 22 a 29 de julho, este ano ganhou nova identidade, sendo chamado de “Mi”, aproximando das sonoridades contemporâneas com grandes nomes da música cearense e nacional, além de um patrono, o maestro cearense Alberto Nepomuceno.

Outro aspecto importante do “Mi” em 2017 é a introdução de discussões voltadas para a experiência e a inserção no mercado. O Festival será também um espaço para reflexão e construção das políticas públicas de cultura para o setor. Os encontros dos regentes de bandas e do Setorial da Música serão ambientes para qualificar o debate em torno da construção coletiva do Programa Ceará Música, como parte integrante das políticas de artes da Secretaria da Cultura, envolvendo os elos das cadeias criativa, produtiva, formativa, distributiva e difusora da música realizada no Ceará.

“A identidade do festival é a formação. O Festival Música da Ibiapaba traz em sua gênese a formação. Essa identidade se mantém e se renova, mas estamos buscando novas dimensões, estabelecendo conexões do Festival com a música em suas vertentes erudita, popular e contemporânea e de como isso se traduz em sua programação. Estamos falando de um festival que existe desde 2004 e que precisa passar por uma ressignificação, seja no seu conceito, na sua programação artística e na conexão com outros setores das artes, da economia da cultura, do turismo, da artesania, da gastronomia e com o próprio patrimônio cultural da cidade de Viçosa do Ceará e da região da Ibiapaba”, comenta o secretário da cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.

Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Educação, o  festival trará seu ponto alto nas oficinas e workshops. Os curadores e outros profissionais da música, vindos de diversas partes do país, realizarão cerca de 30 oficinas e workshops durante os oito dias de “Mi”. Com 400 vagas para alunos da rede pública de ensino e 200 destinadas ao público em geral, as inscrições gratuitas seguem até o próximo dia 4 de julho. O processo deve ser feito presencialmente na sede da secretaria municipal de educação de Viçosa ou pelo site da Secult.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter