No final de 2014, o mundo das celebridades se engajou em um desafio que tinha um objetivo bem interessante: arrecadas dinheiro para a pesquisa sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. Quem lembra – e que participou do famoso Desafio do Balde de Gelo? Foi um sucesso nas redes sociais, não foi mesmo?
Pois agora uma nova campanha propõe um novo desafio os famoso, e anda agitando as redes sociais, tudo em prol de alertar para uma doença pulmonar rara.
A campanha #metiraofolego, promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), movimentou as redes sociais nas últimas semanas para conscientizar a população sobre uma doença rara: a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI).O desafio dos famosos agora é contar o que lhes “tira o fôlego” e, em seguida, sopraram um balão de ar até estourar e desafiaram seus amigos a participar da ação. Celebridades como Chris Flores, Bianca Rinaldi, Louro José, Carla Diaz e Sophia Valverde já postaram seus depoimentos e desafiaram os amigos a fazer o mesmo.
Uma foto publicada por Louro José (@lourojoseoficial) em
Além da repercussão dos vídeos, foi lançado o site www.metiraofolego.com.br e a fanpage no Facebook em que estão disponíveis mais informações sobre a FPI – quais os sintomas mais frequentes, formas de diagnóstico e qual o perfil de pessoas mais propensas a desenvolver a doença. A campanha é promovida pela SBPT e têm o apoio da farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim do Brasil.
A FPI é uma doença de causa desconhecida, progressiva, crônica e rara que afeta os pulmões, ocasionando cicatrizes (fibrose) e a sobrevida média após o diagnóstico é de 2 a 3 anos. Os sintomas típicos da doença como falta de ar e tosse crônica seca podem não ser valorizados corretamente e o paciente demora a ser diagnosticado, por isso a importância da conscientização sobre esta doença. As publicações com a hashtag (#metiraofolego) chamaram a atenção do público por conta do apelo emocional e engajador.
Segundo Dr. José Baddini Martinez, coordenador da comissão cientifica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a campanha expõe um dos sintomas dessa grave doença, a falta de ar: “A ideia é fazer com que a população passe a conhecer a doença a partir da reflexão sobre os momentos bons que a enfermidade acaba privando seus pacientes – estar com a pessoa amada, conhecer um lugar novo, brincar com os netos, etc. Por ser pouco conhecida, o diagnóstico da FPI é um grande desafio, pois as pessoas se consultam com 2 a 3 especialistas antes de serem diagnosticadas. Por isso, é fundamental engajar a população sobre o assunto e alertar que sintomas simples como falta de ar e tosse seca em pessoas entre 50 e 70 anos podem ser indícios de FPI. Por fim, nosso objetivo é que, conforme a doença torne-se mais conhecida, as pessoas busquem por especialistas, sejam diagnosticadas mais cedo e tenham a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida”, explica. Confira quem mais já participou da campanha:
Um vídeo publicado por Carla Diaz (@carladiaz_) em
Um vídeo publicado por ✨claumatarazzo✨ (@claumatarazzo) em
Campanha bacana, não acham? E então, que tal participar e fazer esse desafio dos famosos?
Fotos: Reprodução