Novo estudo revela que atletas de fim de semana também podem reduzir os riscos de morte precoce

Comportamento|Pesquisas|Saúde

Trata-se de um senso comum afirmar que as atividades físicas mudam a vida de qualquer pessoa para melhor. Para quem pensa que é preciso manter uma rotina de exercícios por vários dias na semana para colher os frutos de seus benefícios, uma nova pesquisa revela que usar o sábado e o domingo para cumprir toda a cota de exercícios recomendada para a semana pode ser suficiente para trazer vantagens à saúde.

Ao monitorar cerca de 64 mil pessoas com mais de 40 anos na Inglaterra e na Escócia, e analisar a saúde dos participantes e o tempo usado por eles para praticar exercícios durante 18 anos, pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, concluíram que “atletas de fim de semana” também podem reduzir as chances de morrer prematuramente. 

Os pesquisadores também  concluíram que, independentemente da frequência da prática de exercícios ao longo de uma semana ou de quanto tempo uma pessoa se exercita, os benefícios à saúde são similares desde que sejam seguidos alguns parâmetros.

No entanto, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte alerta aos atletas de fim de semana que podem ocorrer alguns riscos para a saúde quando a pratica de atividades físicas não ocorre com maior regularidade.

atletas-de-fim-de-semana-2

→ De olho nos próprios limites

Um dos riscos seria para o coração, que não está com o condicionamento cardiorrespiratório adequado para a prática de um atividade física intensa – sendo assim, exercícios como caminhadas mais prolongadas, corridas, futebol ou outros esportes aumentariam em até oito vezes o risco de parada cardíaca para pessoas que praticam atividade de forma irregular.

Os possíveis riscos não escolhem faixa etária. Outras pesquisas apontam que entre pessoas de 18 a 35 anos, há incidência de 8,2% de problemas cardiológicos. Isso sem esquecer as lesões de músculo e tendão, que são mais comuns nos atletas de fim de semana pela falta de preparo da musculatura.

O estudo é uma boa notícia para aquelas pessoas que, seja pela rotina atribulada ou outro motivo, deixam para realizar toda a atividade física nos dias indicados pelo preparador físico. E em comparação com quem não fez qualquer exercício, os atletas de fim de semana apresentaram menos risco de morrer de câncer ou doenças cardiovasculares, que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.

Apesar do estudo não ter estabelecido uma relação de causalidade precisa e direta entre a prática de exercícios e a redução dos riscos à saúde, o que se sabe é que cada minuto ajuda. Portanto, não dá mais para usar a desculpa da falta de tempo para levar um estilo de vida sedentário.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter