No coração da Aldeota, adornando o cruzamento das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira, está a Praça Portugal, um dos símbolos da cidade de Fortaleza, que há alguns anos está também no centro de controversos debates acerca do seu destino.
Na tarde da última terça-feira, 22, a Câmara Municipal de Fortaleza reuniu-se com representantes da sociedade civil, vereadores e órgão da Prefeitura Municipal de Fortaleza, para debater o novo projeto de revitalização da Praça Portugal. De iniciativa do vereador João Alfredo (PSOL), a intenção da reunião foi cobrar maiores explicações do processo do novo projeto da Prefeitura para a Praça.
Durante o encontro, o vereador pediu informações sobre a parceria público-privada que vai apadrinhar a praça, assim como as licitações e licença ambiental do local. “Vai se perder uma área da praça. A sociedade precisa participar e ter conhecimento do processo”, comentou. A reunião foi realizada para que a Secretaria de Meio Ambiente do município pudesse externar informações sobre o novo projeto, já que o prazo para iniciar as obras acontecerá nos próximos 15 dias.
A Secretaria Águeda Muniz relatou que o novo projeto traz uma série de melhorias para a cidade com a incorporação de vias laterais dando maior mobilidade para os cidadãos. “A praça, que atualmente conta com um raio de 45 metros, será reduzida para 36,5 m com o intuito de ganhar uma faixa para o transporte coletivo. O novo projeto se assemelha bastante ao anterior com um custo bem menor”, disse.
Segundo os participantes do encontro, é preciso levar em consideração a questão da afetividade e o contexto histórico do local para Fortaleza. “Todo local histórico tem relevância independente de tombamento. No meu ponto de vista, já que o ponto levantado é a mobilidade urbana, o projeto deve partir para a incorporação das vias laterais, o que daria desafogo para o trânsito no local sem perda para o espaço público”, evidenciou Aderbal Aguiar Júnior, membro do movimento Náutico Urgente, que é contra a intervenção na Praça Portugal.
E você? O No Pátio quer saber, fica a favor ou contra a manutenção da Praça Portugal do jeitinho que ela é?
Fotos: Reprodução.