Durante sessão ordinária na quinta-feira (7), a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou com 22 votos favoráveis o novo projeto de intervenção da Praça Portugal. Segundo a matéria, a intervenção tem como objetivo melhorar o tráfego entre as Avenidas Santos Dumont e Dom Luís, dando mais eficácia ao fluxo de veículos e demais modais na localidade.
O projeto contempla a mensagem 11/2016, que altera a lei 10.127/2014, e estabelece a implantação da nova configuração do sistema viário e áreas verdes destinadas às praças públicas no entorno da confluência entre as duas avenidas. Apesar de ter sido aprovado em primeira discussão, o novo projeto de lei não agradou a todos os parlamentares.
De acordo com a matéria, a proposta do novo projeto de intervenção da Praça Portugal visa melhorar a acessibilidade direta para o público às áreas verdes do entorno e central, em especial para os pedestres e ciclistas. Além de propiciar a preservação daquela área verde, e promover a sua requalificação.
Na ocasião, o vereador João Alfredo (PSOL) destacou que o projeto ainda não possui um estudo de tráfego que comprove a real necessidade da intervenção na área. Outro questionamento levantado pelo parlamentar foi quanto ao financiamento do projeto. “Até agora não foi informado quem vai financiar. A informação é de que seria feito pelo processo de adoção de praças, mas nós sabemos que a intervenção se trata de uma obra de construção civil, portanto terá um custo elevado”, destacou.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) também teceu considerações sobre o assunto e informou que não votaria no projeto, por entender que a nova proposta ainda prevê a redução de 20% da praça.
Já o líder do governo, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), destacou que o novo projeto é mais um dos compromissos do prefeito Roberto Cláudio (PDT) com a melhoria da mobilidade urbana e com a construção de uma cidade mais generosa.
Há algum tempo a proposta existe e agora o novo projeto de intervenção da Praça Portugal foi aprovado. Com o projeto agradando alguns vereadores e outros não, o No Pátio também quer ser a sua opinião. Você é a favor ou contra a intervenção na praça?
Fotos: Reprodução.