Hoje trazemos boas notícias para quem utiliza diariamente a rede de transporte público em Fortaleza. Isto porque o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio entregou, nesta quarta-feira (25), no estacionamento da Arena Castelão, um lote de 35 novos ônibus com ar condicionado. Com a renovação da frota, até o fim do ano, Fortaleza terá no total 580 ônibus com ar condicionado.
As constantes melhorias no transporte público de Fortaleza trazem tranquilidade e comodidade para os usuários e mais qualidade de vida para quem trabalha na frota. “Eu chego em casa menos cansado porque o trabalho não tem tanto peso por causa do conforto que temos agora. O passageiro está mais tranquilo e a gente também”, garante o motorista José Elber Amorim, que trabalha há três anos na linha Parangaba/Papicu.
Fortaleza tem hoje mais de 1 milhão e cem mil usuários do transporte público. A parceria entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tem garantido mais conforto e comodidade aos passageiros com a instalação de ar condicionado. “Todos que usam de alguma forma o transporte público de Fortaleza já andaram nos ônibus com ar condicionado. Isso é um marco da nova gestão, pois, desde que assumimos, nenhum ônibus novo entrou em Fortaleza se não fosse refrigerado”, explicou o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira.
Em Fortaleza, os ônibus apresentam idade média de 5,3 anos. Além disso, a acessibilidade está garantida a 92,8% da frota, ou seja, 1.864 veículos com elevador de um total de 2.008 veículos cadastrados. Atualmente, o serviço de wi-fi é oferecido em 200 veículos de 15 linhas. “Tínhamos uma meta de que, até 2020, toda nossa frota tivesse tecnologia wi-fi, mas antecipamos e conseguiremos universalizar isso até março do próximo ano. Com relação a acessibilidade, seremos a primeira Capital do Brasil a garantir essa comodidade a todos usuários do transporte público”, destacou o Prefeito Roberto Cláudio.
Durante a solenidade, Roberto Cláudio anunciou a extensão do Programa Bike Vida, que já funciona na Avenida Beira Mar, para os terminais da Cidade. A escolha levou em consideração o número de pessoas que circulam diariamente pelo local. A partir de janeiro, “socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) utilizarão três bicicletas equipadas para prestar o primeiro atendimento antes da chegada da ambulância para transportar o paciente”, explicou o Gestor. A iniciativa é inédita na América Latina.
A melhoria no transporte público é prioridade na atual gestão. Em janeiro de 2018, a Prefeitura entrega o Terminal de Messejana, o maior e mais moderno da Cidade. No mesmo período, será entregue o corredor exclusivo da Avenida Aguanambi. Além disso, até o início do ano que vem, todos os terminais estarão equipados com as estações das bicicletas compartilhadas. Ainda para facilitar a vida do cidadão, até dezembro deste ano, a Prefeitura finaliza a instalação das centrais de medicamentos. “Iremos também continuar com a política de expansão das faixas exclusivas e aumentando a oferta de serviços para os usuários do transporte público. Tudo para garantir mais conforto, rapidez e comodidade ao cidadão que vai para o trabalho ou para a casa”, destacou o Prefeito.
Que o transporte público em nossa cidade continue melhorando cada vez mais e assim melhorando também a qualidade de vida da população fortalezense!
Fotos: Reprodução