Com a modernidade, as novas opções e as dificuldades da crise no Brasil, o mundo dos negócios também vem mudando bastante. Prova disso é o aumento no número de MEIs (micro empreendedores individuais) aqui mesmo, no estado do Ceará. Segundo dados do Portal do Empreendedor, este aumento foi de 4,1% entre os meses de janeiro e abril de 2017. No ano, a evolução dos dados no Ceará foi um pouco superior a média nacional, onde o número de MEIs aumentou exatos 4%. Já quando o portal analisou os números dos últimos 12 meses, o número de empresas que optaram pelo regime tributário do MEI aumentou 14,9% , enquanto no Brasil o aumento foi de 16,7%.
Além da conjuntura econômica, que impulsiona as pessoas a empreenderem por necessidade, o aumento no número de MEIs tem sido diretamente influenciado por uma nova geração de empreendedores mais jovens, que encontram nesta opção uma forma mais segura de colocar em práticas suas ideias emprenededoras, principalmente nas áreas de tecnologia e comércio eletrônico.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o professor de economia Alysson Martins constatou que, além de uma vocação natural do cearense pelo empreendedorismo, o regime do MEI funciona como uma verdadeira porta de entrada para o mundo empresarial em diversas áreas econômicas. Martins avaliou: “Vale citar as vantagens do MEI, que incentiva o empreendedor a sair da informalidade, trazendo importantes benefícios para o empresários, como por exemplo, a possibilidade de captar novos recursos em bancos. Assim, os benefícios da formalidade, contribuem para o crescimento observado na pesquisa”.
Semana do MEI
Tendo como objetivo promover a capacitação do microempreendedor individual (MEI) através de oficinas, palestras e orientações técnicas, bem como realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e tirar dúvidas com relação à atividade, pela nona vez, o Sistema Sebrae vai realizar, em todo o país, o maior mutirão empreendedor voltado para os pequenos negócios: é a 9ª Semana do Microempreendedor Individual.
De Fortaleza ao Cariri, dos demais municípios da Região Metropolitana ao Sertão Central, do Baixo Jaguaribe ao Centro Sul, da Zona Norte ao Litoral Leste, dos Sertões dos Inhamuns ao Maciço de Baturité e da Ibiapaba a Itapipoca, todos os escritórios regionais organizaram uma programação especial com o objetivo de incentivar a formalização e priorizar o atendimento dos microempreendedores individuais.
O Sebrae Ceará realizará atividades gratuitas e orientações para formalização e melhoria da gestão do seu negócio. Ao todo serão 337 ações gratuitas, contendo 204 oficinas e 109 palestras com uma carga horária total de 1.083hs de capacitações que serão realizadas em nossos escritórios Regionais, em nossos parceiro e nas Tendas montadas em Tauá (Rua Dondon Feitosa), Sobral (Praça São João) e Juazeiro do Norte (Praça Padre Cícero). Em todo o estado serão 92 municípios atendidos e 10 bairros em Fortaleza.
No mesmo período da Semana do MEI acontece também a Semana Nacional de Educação Financeira e por isso contaremos com 143 ações voltados para a gestão financeira, sendo 123 Oficinas e 20 Palestras, somando uma carga horária de 535 horas de capacitações em 79 municípios do estado.
Para conferir a programação completa da 9a SEmana do MEI no Ceará, basta clicar aqui!
Se você também optou pelo regime do MEI, esta é uma ótima oportunidade para se orientar e se capacitar ainda mais para aproveitar com inteligência as vantagens de ser micro empreendedor individual e se você ainda não é MEI, vale a pena conhecer a fundo as vantagens do regime que ajuda a colocar ideias e projetos em prática da melhor forma possível. Informe-se e participe. Fica a dica!
Fotos: Reprodução