O adeus ao grande líder

Acontece|Assembleia Legislativa|Ceará

Morreu, na manhã de ontem (9), aos 59 anos, o deputado estadual Welington Landim (PROS). O parlamentar estava hospitalizado há 9 dias se tratando de uma meningite bacteriana, quando veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.

Nascido na cidade de Brejo Santo, em 14 de novembro de 1955, Welington Landim formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde cedo, pautou-se pela preocupação com os mais carentes, o que acabou conduzindo-o à política. Em 1988, foi eleito prefeito de Brejo Santos, para o quadrênio 89-92, onde terminou com a aceitação popular de mais de 90%, um recorde absoluto.

Em 1994, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1998 como um dos mais votados do Ceará. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará nos anos de 1998 a 2002, sendo reeleito por unanimidade no biênio 2001/2002.

Ainda em 2002, deixou a Assembleia e candidatou-se a governador do estado, recebendo mais de 240 mil votos e ficando em 4º lugar no pleito. Mesmo fora da vida política, Welington Landim sabia que tinha como missão atuar pelo povo. Logo após as eleições, o deputado assumiu o posto de coordenador da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no Ceará, voltando á Assembleia Legislativa em 2006.

Como bandeira política, Welington Landim tinha o combate à seca no semiárido, em especial na região do cariri. O parlamentar foi um grande defensor da transposição das águas do rio São Francisco para a zona de seca do estado, pois sabia que a obra traria água e qualidade de vida a uma grande porção da população do Ceará. Ainda na questão da seca, foi o relator da Comissão Especial da Seca na Assembleia, grupo formado para discutir e promover ações de combate a falta d´água no interior.

Por aliados e adversários, sempre foi considerado um político moderado, cordial, de fácil acesso e de fino trato com todos, o que o fazia transitar livremente em todos os grupos da Casa.

welington2Uma vida pautada na seriedade, na honestidade e em servir as pessoas. Welington Landim deixa um legado de muito trabalho e ação, sempre baseado na ética e na vontade de trazer dias melhores para o Estado. Fica, na Assembleia, uma lacuna difícil de ser preenchida e que, certamente, deixará saudades e um sentimento de vazio em todos aqueles que, direta ou indiretamente, já foram beneficiados pelo incansável e incontestável trabalho do deputado.

Descanse em paz, Welington Landim! Você escreveu seu nome na história do nosso Estado e, mais do que nunca, de agora em diante, sua obra ficará eternizada na grande galeria das obras que fazem, hoje, um Ceará cada vez melhor.

O portal No Pátio se solidariza com a família, os amigos e eleitores do deputado. E torce para que seu grande exemplo de liderança política seja seguido, hoje e sempre, pelos que lá estão para defender os interesses do povo!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter