
Se você é fã de cinema e quer conhecer o candidato brasileiro a concorrer o Oscar do próximo ano, temos uma boa notícia! O público de Fortaleza terá uma noite especial nesta quarta-feira (24). Isso porque o longa O Agente Secreto terá uma exibição gratuita no Cineteatro São Luiz, dentro da programação do 35º Cine Ceará. O longa tem direção de Kleber Mendonça Filho e traz Wagner Moura como protagonista, tem sua exibição marcada para as 19h. A sessão ainda contará com a presença de parte do elenco. Estão confirmadas as presenças de Alice Carvalho, Hermila Guedes, Laura Lufesi e, ainda, dos cearenses Geane Albuquerque e Robério Diógenes.
Os ingressos para a sessão são gratuitos e podem ser retirados via Sympla (quantidade limitada e sujeita a capacidade da sala de exibição). Além disso, na manhã da quinta-feira (25), o público poderá acompanhar um debate com o elenco. O encontro, reservado para interessados em entender mais do processo de criação do longa, ocorrerá no Hotel Sonata de Iracema, às 10h.
O Agente Secreto: sinopse, prêmios e repercussão do filme exibido no Cine Ceará
Na trama, ambientada no Recife dos anos 1970, Marcelo (interpretado por Wagner Moura) retorna à cidade em busca de tranquilidade, mas acaba confrontado por lembranças e segredos do passado. Com produção brasileira e coprodução internacional (França, Holanda, Alemanha), o longa é parte das exibições especiais do festival.
Na estreia mundial, em 18 de maio de 2025 no Festival de Cannes, O Agente Secreto brilhou: Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Diretor, Wagner Moura venceu como Melhor Ator, e o filme conquistou o Prêmio FIPRESCI e o Prix des Cinémas d’Art et Essai (AFCAE). Além disso, ele teve quase quinze minutos de aplausos no encerramento em Cannes. Com essa repercussão, O Agente Secreto foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Cine Ceará 2025: cinema acessível e democrático

A 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece entre 20 e 26 de setembro, com todas as sessões abertas ao público de forma gratuita. Neste ano, o festival exibe 13 longas e 29 curtas-metragens, distribuídos em diferentes mostras, além de promover debates e homenagens — a atriz Mariana Ximenes recebe o Troféu Eusélio Oliveira.
Com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, o Cine Ceará reafirma sua proposta de democratizar o acesso à cultura, ao mesmo tempo em que valoriza produções brasileiras e ibero-americanas. A presença de O Agente Secreto em sua programação reforça o peso e a relevância do festival no cenário cinematográfico nacional.
Partiu Cine Ceará?
Fotos e vídeos: Reprodução