As melhores imitações de looks de famosos são as desse cara!
23 de dezembro de 2016
Silicone x amamentação: Veja 4 mitos e verdades sobre o assunto
23 de dezembro de 2016

O panetone tem um cheirinho maravilhoso de sobremesa de Natal. Com certeza, essa tradicional receita é uma das que mais faz sucesso nesse período. O delicioso pão doce recheado de frutas cristalizadas há tempos está presente nas festas e ceias natalinas de gente em todo o mundo. Várias histórias tentam explicar a sua origem. Uma das mais conhecidas é a de que ele foi criado na Itália, por volta do século XV, quando um jovem de família rica se apaixonou por uma plebeia, filha de um padeiro. Como o pai da moça não aceitava o namoro, o rapaz disfarçou-se de padeiro e foi trabalhar em sua padaria como auxiliar. Passados alguns dias, resolveu criar um pão diferente, doce, misturando frutas cristalizadas. Desde então, a iguaria se tornou um sucesso e o hábito de consumí-la nas festas de fim de ano teve início.

Engana-se quem pensa que panetone é tudo igual! Os tradicionais pães doces com recheio de frutas cristalizadas estão sendo trocados por novidades gastronômicas, como os panetones recheados com chocolate, mousse, sorvete, entre outros. E para provar que é possível adaptar a invenção italiana à culinária de cada região, o Pátio Hype preparou um delicioso guia do panetone para você sair do básico e fazer sucesso na sua ceia de Natal. Vamos conferir?

◊ Panetone básico

Ingredientes:

– 1 pacote (200 g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente;

– 1/2 colher (chá) de essência de panetone;

– 5 xícaras de farinha de trigo;

– 5 ovos ligeiramente batidos com um garfo;

– 1/2 xícara de uva-passa preta;

– 1/2 xícara de uva-passa branca;

– 1-  xícara de frutas cristalizadas em cubinhos;

–  4 colheres (chá) de essência de laranja;

– 4 colheres (chá) de essência de baunilha;

– 4 colheres (chá) de essência de abacaxi;

– 1 xícara de água morna;

– 3 tabletes (15 g cada) de fermento biológico fresco;

– 1 xícara de açúcar;

– 1 xícara de farinha de trigo.

guia do panetone 2

Modo de preparo:

Em um um pote pequeno, coloque todos os ingredientes e mexa. Tampe com papel filme e deixe descansar meia hora. Preaqueça o forno médio (180°C). Em um recipiente grande, coloque a água morna e junte o fermento, o açúcar e a farinha. Misture, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 20 minutos). Depois que a massa esponja tiver crescido, junte à ela a manteiga (aos poucos), a essência, a farinha e os ovos. Trabalhe a massa com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea, depois abra e distribua por cima as uvas-passas e as frutas cristalizadas.

Dobre a massa e misture para que as passas e as frutas se espalhem bem. Use um pouco de farinha para que a massa não grude na mão. Divida a massa em quatro partes e distribua em formas próprias para panetone. Faça um corte em cruz no centro de cada panetone e pincele a parte superior com uma gema misturada com uma colher de água ou leite. Deixe crescer até dobrar de tamanho (40 minutos aproximadamente) e coloque os panetones numa assadeira grande, em forno médio, preaquecido, por 35 minutos, ou até ficarem dourados e crescerem bastante.

◊ Panetone salgado

Ingredientes:

– 2 tabletes de fermento biológico fresco;

– 1 colher (sopa) de sal;

– 1 tablete de caldo de carne;

– 1 xícara (chá) de água morna;

– 1 xícara (chá) de leite;

– ½ xícara (chá) de manteiga;

– 3 gemas;

– 1 ovo;

– 1 pitada de orégano;

– 1 kg de farinha de trigo;

– ½ xícara (chá) de bacon cortado em cubos;

– 1 cebola média picada;

– 250 g de peito de peru picado;

– ½ xícara (chá) de nozes picada;

– ½ xícara (chá) de uva passa sem caroço;

– 1 gema;

– 1 colher (sopa) de manteiga;

– 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

guia do panetone 5

Modo de preparo:

Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e no sal. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água, o leite, a manteiga, as gemas, o ovo, o orégano, a farinha de trigo aos poucos e misture bem até que fique homogêneo. Em seguida, cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Em uma panela, aqueça o bacon, a cebola e acrescente o peito de peru, as nozes e a uva passa. Misture e reserve. Abra a massa em uma superfície enfarinhada com o auxílio de um rolo.
Coloque o recheio, enrole como um rocambole e corte-a em três partes. Coloque cada parte em uma fôrma para panetone. Reserve. Misture bem em uma tigela a gema, a manteiga e pincele os panetones com esta mistura. Salpique o queijo tipo parmesão e leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.

Dica: Uma outra opção de recheio é misturar em uma tigela: duas xícaras (chá) de presunto em cubos, duas xícaras (chá) de peito de peru em cubos, ½ xícara (chá) de nozes picadas, ½ xícara (chá) de uva passa e uma colher (sopa) de manteiga.

◊ Panetone de churros

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar;

– 1 xícara de leite em pó;

– 2 xícaras morna de leite integral;

– 40 g de fermento biológico granulado;

– 3 ovos;

– 500 g de farinha;

– 50 g de manteiga sem sal;

– 1 colher de chá de essência de baunilha;

– Açúcar e Canela a gosto;

– 1 lata de leite condensado ou doce de leite pronto.

Modo de preparo:

[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=SZm56Uv_QXI[/youtube]

 

◊ Panetone  de pavê com abacaxi

Ingredientes:

– 1 panetone;

– 1 lata de leite condensado;

– 2 medidas da mesma lata de leite comum;

– 3 gemas;

– 1 colher (sopa) de manteiga;

– 2 colheres (sopa) de amido de milho;

– 1 colher (chá) de essência de baunilha;

– 200 ml de creme de leite;

– 1 lata de abacaxi em calda.

guia do panetone 4

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite (reserve um pouco), o leite condensado e as gemas (levemente batidas e misturadas ao leite reservado com o amido). Leve ao fogo e adicione gotas de baunilha e creme de leite sem soro. Reserve em um refratário. Em outro refratário untado com a manteiga, intercale em camadas o creme reservado, as fatias de panetone picadas, o creme e o abacaxi picado. Termine com o creme. Decore com chantilli, suspiros, cerejas ou a gosto. Sirva gelado!

◊ Panetone Fit

Ingredientes:

– Fermento biológico;

– 1/3 de 1 xícara de água morna;

– 2 ovos;

– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;

– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara;

– 1 colher (chá) de essência de baunilha;

– sal;

– Raspas de 1 limão;

– Manteiga;

– 1 xícara de farinha sem glúten;

– Gotas de chocolate meio amargo;

– Uvas-passa.

Modo de preparo:

[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=r5soeHnhG3Q[/youtube]

 

◊ Panetone recheado com Nutella

Ingredientes:

– 2 latas de leite condensado;

– 3 colheres (sopa) de manteiga;

– 1 caixa de creme de leite;

– 1 xícara (chá) de creme de chocolate e avelãs (Nutella);

– 1 chocotone de 750 g;

– Confeitos coloridos a gosto.

guia do panetone 3

Modo de preparo:

Do guia do panetone que o No Pátio preparou essa é uma das receitas mais fáceis. Você só vai precisar leva ao fogo, em uma panela média, o leite condensado com a manteiga, mexendo sempre até engrossar e soltar da panela. Em seguida, deixe esfriar e acrescente o creme de leite. Reserve uma xícara do creme. No creme restante, misture a Nutella, mexendo bem. Reserve também três colheres (sopa) desse creme.

Corte uma tampa no chocotone e, com uma colher, cave e retire todo o miolo (tenha cuidado para não romper a casca), mas deixe uma camada fina em toda a volta e no fundo. Envolva-o bem justo com uma tira de papel-alumínio dobrado. Recheie com pedaços do miolo e com os cremes alternados. Feche com a tampa e leve à geladeira até firmar. Ao servir, espalhe o creme branco em movimentos de vai e vem. Ponha o confeito e sirva.

guia do panetone 7

Aqui no Brasil, há algum tempo já se pode encontrar panetones artesanais. Algumas padarias, por exemplo, tiram de seus próprios fornos sua produção dos bolos natalinos. Com o guia do panetone que o Pátio Hype preparou, temos certeza que você vai amar fazer o seu próprio panetone.

 

 

Fotos e vídeos: Reprodução. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *