O desenvolvimento do bebê no primeiro mês de vida

Comportamento|Crianças

Em um ano o bebê aprende e muda muito também. Confira o que acontece com os bebês no primeiro mês de vida!

bebê_nopatio

Nesse momento, você está de olho em todas as descobertas do seu filho, como o primeiro sorriso, os primeiros dentes e já esperando pelos primeiros passos. Finalmente ele saiu da sua barriga e você conhece todos os traços do rosto dele. É então que as primeiras perguntas surgem: Com quantos meses ele vai começar a engatinhar? E falar?

Seja paciente. Respeite o tempo da criança, pois todas são diferentes. Existe um tempo para os bebes começarem a aprender certas coisas, algums começam mais cedo e outros mais tarde, o que não significa que isso é um problema. O aprendizado da criança é muito complexa e cada uma adquire de acordo com o seu tempo. Confira as principais habilidades que seu filho vai desenvolver logo no primeiro mês.

Já nos 12 primeiros dias os bebês conseguem imitar alguns movimentos. Chegue perto dele e coloque a língua para fora varias vezes. Ele provavelmente vai imitar, pois ele já entendeu que é capaz de fazer isso. Durante a gestação, o único sentido que o bebê não utiliza é a visão e, portanto ele precisa praticar para enxergar direito. Nos primeiros dias de vida, ele consegue visualizar apenas 30 centímetros a sua frente, mais ou menos a distância entre o seio e o rosto da mãe.

bebê2_nopatio

O restinho do cordão umbilical é o que mais traz preocupação as mães. O normal, porém é que ele seque e caia entre cinco e quinze dias após o nascimento. O leite materno é o único alimento do seu filho. Ele pode chegar a mamar até dez vezes por dia. Chorar é o único meio de comunicação que seu bebê recém-nascido tem para dizer que está com fome, com frio ou com sono.

Para se distrair, o brinquedo ideal para os bebês são os mobiles coloridos. Como a sua visão ainda está em formação, o olhar da criança é atraído para os objetos geralmente coloridos e de diferentes formas. Como ele ainda não tem controle sobre sua coordenação motora, ele não consegue agarrar os objetos por vontade própria e quando ele pega, não solta por nada, que é apenas um reflexo.

Acompanhe o crescimento do seu filho, sem se culpar se ele está demorando muito para desenvolver certas habilidades. Não compare seu filho com outras crianças. Nos primeiros meses, ele vai aprender muitas coisas, assim como você.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter