O humano e o civilizado

Agenda Cultural|Cultura

Dica cultural para quem curte artes cênicas! Às quintas-feiras do mês de abril, O Grupo Teatro Esgotado realiza temporada com seu espetáculo ‘Elefantes Famintos’, na programação do Teatro Carlos Câmara (TCC). O trabalho tem direção de Robson Levy e parte de textos do dramaturgo romeno Eugène Ionesco para discutir os limites do que seria o humano e o civilizado. A público pode conferir, gratuitamente, a peça em dois horários, 12h30 e 16h.

Neste trabalho, o Teatro Esgotado se propõe a abordar o estado de animalização do humano para refletir sobre como ser humano ou não ser, ampliando essa capacidade. Em cena, uma festa, tudo pronto, tudo em ordem. Quatro corpos prestes a começar, mas como se já estivessem pelo meio ou perto do fim. Eles, aos poucos, se revelam esgotados e desmoronam durante o percurso do espetáculo em sucessivas tentativas que resultam em surtos.

O espetáculo, que estreou em 2015, tem dramaturgia própria, desenvolvida em processo, estimulada por questões levantadas por Ionesco nos textos ‘As Cadeiras’, ‘A Lição’, ‘O Rinoceronte’ e ‘A Cantora Careca’. O elenco conta com Juliana Tavares, Nádia Camuça, Rai Santorini e Robson Levy, que ressalta a proposta do trabalho, indo além de um teatro do absurdo ao provocar espanto. “Um espanto que proporcione o acesso ao desconhecido”, explica, “que dê acesso a uma experiência nova, para que, a partir disso, seja preciso o público criar junto com o que está sendo visto sem necessariamente trazer referencias anteriores”.

O TEATRO CARLOS CÂMARA, vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), tem sua gestão compartilhada com o grupo Teatro Máquina que foi selecionado, via chamada pública, para realizar ocupação artística no equipamento.

SERVIÇO
Temporada Artes Cênicas

Espetáculo “ELEFANTES FAMINTOS” (Teatro Esgotado)
Quintas-feiras de Abril (Dias: 05, 12, 19, 26), às 12h30 e às 16h
Entrada Gratuita. Classificação 14 anos
Teatro Carlos Câmara (Rua Sen. Pompeu, 454, Centro)

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter