Existem três formas de arrumar a lancheira do seu filho e preparar o que ele vai levar para comer na escola: da forma mais fácil para você, da forma que vai agradar mais a criança ou da forma mais saudável.
Com a correria do dia a dia, é bem compreensível que você faça tudo de uma forma que vá facilitar a sua vida e ajudar a diminuir um pouco a correria. Porém, antes de tudo devemos pensar sempre no que é melhor para a saúde da criança.
O que seu filho leva na lancheira é para comer entre refeições como café da manhã e almoço ou almoço e jantar, dependendo do período que ele estuda. Esse lanche serve para dar energia à criança.
O lanche ideal de uma criança deve conter: uma porção de carboidratos, para fornecer energia; uma porção de lácteos, que tem proteínas; uma porção de frutas ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida, para hidratação.
Refrigerantes e salgadinhos fritos estão terminantemente proibidos, tanto para o lanche escolar quanto para o feito em casa, que fiquei bem claro! Apesar de fornecerem energia, estes alimentos nutricionalmente são só sal e gordura.
Mas, nem sempre a vontade dos pais prevalece e a maioria das crianças prefere o refrigerante ao invés de um suco e um bolinho de chocolate no lugar da fruta. Para equilibrar essa alimentação, combine com seu filho, ele come durante quatro dias o que você escolher e um dia na semana ele leva para o lanche da escola o que ele quiser.
Outra dica que pode te ajudar a fazer com que seu filho aceite comer coisas mais saudáveis é explicar para ele porque você escolhe aqueles alimentos e como aquilo vai fazer bem a elas e levar a criança no supermercado para escolher com você, entre os alimentos saudáveis, o que ele mais gosta.
Como nós já falamos, nem todas as mães tem tempo para realmente preparar o lanche do filho como fazer um suco natural. Se esse for o seu caso, não se desespere. Hoje já existem opções razoavelmente saudáveis de industrializados nos supermercados.
Se for escolher um biscoito, prefira os que contêm as menores quantidades de gordura e de açúcar possíveis. E quanto aos sucos de caixinha, escolha os que não têm adição de açúcar.
Por último, escolhido tudo o que seu filho vai levar para comer na escola, invista em uma boa lancheira térmica que garanta a conservação dos alimentos por no mínimo três a quatro horas. Afinal, não adianta escolher o lanche mais saudável e deixar ele estragar até a hora do recreio. E para que os sucos estejam ainda geladinhos na hora do consumo, coloque-os na lancheira congelados.
No mais, é só conferir se o seu filho está comendo tudo direitinho. E se você quiser mais opções de alimentos saudáveis para o lanche e quais produtos industrializados são mais indicados para as crianças converse com o pediatra ou procure um nutricionista infantil. Eles poderão tirar todas as suas dúvidas.
Fotos: Reprodução