Em 2013 estreava nos cinemas aquele que seria mais um dentro dos grandes sucessos da carreira da Leonardo DiCaprio. Estamos falando de O Lobo de Wall Street, filme dirigido por ninguém menos do que Martin Scorsese e que também marcou a carreira do famoso diretor de cinema. Pois bem, que o filme foi inspirado em uma história real, isso todo mundo sabe, mas você conhece que história é essa? Pois cola aqui que o Fato x Filme dessa semana vai contar tudo para você!
O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores dos Estados Unidos. Extremamente ambicioso, ele conseguiu manipular ações e o jogo econômico do país criando um verdadeiro império financeiro, enriquecendo de forma rápida – porém ilegal, claro. Ao lado de seus amigos, Belfort ostentava cifras milionárias em gastos e excessos, e tudo isso eventualmente, acabou chamando a atenção da polícia, que descobriu o esquema que o corretor criou com seus parceiros.
O que era verdade em O Lobo de Wall Street
Pois bem, o filme O Lobo de Wall Street usou como base o livro de memórias escrito pelo próprio Jordan Belfort. O verdadeiro Belfort nem sempre foi corretor: ele chegou a atuar como vendedor de carne e frutos do mar de porta em porta, mas aos 25 anos ficou desempregado após a empresa em que trabalhava falir. Pouco depois, ele começou a estagiar em uma importante empresa de ações. No entanto, devido a uma quebra no mercado de ações em 1987, ele teve que ser despedido. Mas o tempo que ele passou no local deu a Jordan expertise suficiente para que fundasse a Stratton Oakmont, sua própria empresa de negociação de ações na bolsa.
Belfort descobriu que, para cada ação vendida, ele receberia uma comissão de 50% do valor. Logo, ele começou a armar um esquema fraudulento de compra e venda de ações, atingindo o sucesso financeiro rapidamente. Ele também criou um sistema de lavagem de dinheiro passando, então, a esbanjar sua “bem sucedida carreira”. Jordan ficou conhecido por dar festas milionárias, comer em restaurantes caros e adquirir objetos e itens de alto luxo. Sua casa, além de extremamente luxuosa, também tinha animais exóticos – tanto vivos quanto empalhados. E sabem a cena em que Donnie (vivido por Jonah Hill) engole um peixinho vivo no filme? Pois bem, apesar do longa ter exagerado bastante nessa parte da sala de jogos que Jordan possuía, de fato aquilo aconteceu na vida real.
Em 1999, Belfort foi preso e confessou seus esquemas de manipulação do mercado de ações, fraude e lavagem de dinheiro. A fim de diminuir sua pena, ele fez um acordo com a polícia para utilizar escutas e, assim, entregar e incriminar seus amigos. Estima-se que Jordan tenha roubado mais de 200 milhões de dólares.
E, pelo visto, Leonardo DiCaprio adora fazer um filme inspirado em personagens reais, não é mesmo? Só aqui no Fato x Filme já falamos de dois: Prenda-me se For Capaz e O Regresso.
Fotos e vídeos: Reprodução