Ouvimos a palavra Luxo e logo somos tomados por um pensamento que traz à palavra um estigma de que nos referimos ao soberbo desnecessário, àquilo que separa o ser humano dos reais valores que devem ser buscados na vida e divide classes sociais. Ligamos o termo diretamente à palavra consumo. Acontece que o consumo amplia-se cada vez mais e com isso o luxo passa por um momento de democratização. Consumimos excessivamente a comunicação que torna o Luxo assunto onipresente e assim, uma nova possibilidade de julgamento nos é apresentado. Deixemos o lado metafórico do que pode se definir por luxo e vamos tentar pensar em um novo caminho de significados para o Luxo.
Talvez devêssemos pensar o luxo como uma necessidade humana, podemos dizer que o luxo é indispensável a partir do momento que procura suprir uma necessidade psicológica de cada um que deseja. Concordo que o luxo não deve se restringir no que se diz respeito ao caro, ao soberbo, ao exagero. E sim àquilo que comove, que inebria e movimenta o campo dos desejos a ponto de gerar uma ação de conquista em busca da satisfação. O luxo pode ser entendido como uma forma de superação onde o aquele que busca sempre o melhor encontra uma superação, ou seja, um progresso. Devemos pensar que o luxo nasceu junto com as necessidades primárias dos primeiros seres racionais do nosso planeta, que na busca por evolução buscaram sempre melhores condições e se deram ao luxo de criar vestimentas ou assar o primeiro pedaço de caça. Falamos então de progresso.
O Luxo tem seu conceito cada vez mais ampliado e todos os segmentos já abordam a sua importância, seja como estimulo para o progresso, como incentivo à evolução, ou seja como valorização de produtos. O importante é que pensemos o luxo como aquilo que nos possa ser positivo. Pensemos por exemplo nele como estilo de vida. Aliás, o luxo nada mais é do que a satisfação daquilo que desejamos e que almejamos em determinados momentos de nossas vidas e que deve ser alcançado com determinado esforço gerando realização, prazer e satisfação.
E em um país como nosso, devemos pensar o Luxo na sua maneira mais democrática já que brasileiros desejam de um prato de comida ao supérfulo mais valioso e ainda temos de quebra o luxo de morarmos em um pais tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Belezas ao alcance de todos, tudo isso pelo luxo de ser brasileiro.
Nota da editora-chefe do Portal No Pátio, Lívia Saboya
Texto: Joana Laprovitera
Foto: Reprodução