Mais uma prova da força das fast fashion: no ranking das marcas de roupa mais valiosas do planeta, divulgado pela agência Millward Brown, a Nike ocupa a primeira posição, mas seguida pela H&M (2º lugar) e Zara (3º lugar).
A primeira vem apostando com força em parcerias com estilistas consagrados, o que lhe garante um bom espaço na mídia, além de apostar em propaganda, diferentemente da rede espanhola, o que pode explicar a vantagem da H&M, como analisou a consultora de luxo Chris Pitanguy: “Achei bastante estranho, em um primeiro momento, a H&M estar à frente da Zara, mas se pensarmos bem, existe fundamento. Acredito que o motivo principal são as parcerias que a marca [ H&M ] tem feito com estilistas internacionais. Outro questão, que contribui bastante, é o fato da Zara não investir em publicidade, e nem em mídias sociais. Já a H&M, explora todos os recursos muito bem”.
A mesma pesquisa também constatou que os consumidores vêm renovando seu guarda-roupa, mas gastam seu dinheiro com cuidado, principalmente em marcas com uma proposta clara de moda. Eles também se preocupam com condições de trabalho dos empregados e o impacto no ambiente causado por essas etiquetas. O 4º lugar da pesquisa ficou com a Ralph Lauren. Nenhuma das marcas de luxo das mais desejadas, como Chanel, Prada, Louis Vuitton, Gucci, Lanvin, está constando na lista.