Campanha de carnaval 2012 do Ministério da Saúde tem como foco o público gay

Acontece

Mais uma vez o Ministério da Saúde coloca os os jovens gays como foco de suas campanhas. Em 2011, essa população foi a meta de trabalho da Saúde na campanha do dia Mundial de luta contra a Aids. Para 2012, os jovens gays de 15 a 24 anos, estão de novo na pauta de uma campanha, porque, de 1998 a 2010, o percentual de casos de aids na população homossexual de 15 a 24 anos subiu 10,1%, conforme boletim epidemiológico de 2011. O conceito da campanha para o carnaval de 2012 é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.

A campanha será veiculada em dois momentos: a partir do dia 2, antecipando o caranval, com o alerta já conhecido por todos, mas muitas vezes não colocado em prática, que é o uso responsável do preservativo, e no período pós-festa, a partir do final de fevereiro. O foco da campanha no final do mês, vai ser a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste. Uma das novidades na campanha de 2012, é um pôster dirigido às travestis. É a primeira vez que Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval.

O material visual da campanha ainda conta com outros dois pôsteres direcionados aos jovens gays e à população heterossexual. Os filmes transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvo da campanha – homens gays jovens e um casal heterossexual – encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no do casal heterossexual – com uma camisinha. No site do Ministério, estão disponibilizados vários arquivos com as imagens dos cartazes, folderes e também o spot da campanha gravado pelo cantor Michel Teló. Não dá pra arriscar, seja no carnaval ou qualquer época do ano. Cuide-se sempre.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=dhlUv9_80V8[/youtube]

 

Foto e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter