Começam amanhã (28), os compromissos da presidenta Dilma Rousseff na Índia por ocasião da Reunião do Brics, grupo que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Dilma chegou a Nova Delhi, capital indiana, hoje (27), por volta das 5h30 (13h30 – horário da Índia). Na quarta-feira, o primeiro compromisso será na Universidade de Nova Delhi, onde receberá o título de doutora honoris causa, depois terá ainda dois jantares.
A principal reunião do Brics acontecerá na quinta-feira (29), momento em que o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, apresentará a proposta de criação do banco do desenvolvimento do Brics. A proposta do banco é o foco aos investimentos em projetos de infraestrutura e desenvolvimento em nações pobres. Participam ainda, além de Dilma e Singh, os presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul). O foco principal da cúpula é, mostrar para a comunidade internacional que o Brics pode ser referência no cenário econômico e político.
O objetivo do Brics é ampliar as relações comerciais internas e externas, incentivando a expansão dos mercados exportadores e importadores. Para o cenário político mundial os presidentes e o primeiro-ministro devem discutir propostas para a defesa da paz e da segurança no Oriente Médio e Norte da África, centrando forças nos conflitos da Síria e Afeganistão.
A comitiva brasileira é formada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Aloizio Mercadante (Educação), Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Helena Chagas (Comunicação Social), além do governador de Sergipe, Marcelo Déda, e 110 empresários. A presidenta deve retornar ao Brasil no dia 31.
Foto: Reprodução