Além de ser a melhor jogadora de futebol do mundo, a atacante Marta também é embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Esta semana, ela embarcou para Serra Leoa – um dos países mais pobres da África – dando inicio a sua primeira viagem pela ONU.
A visita, que terá duração de três dias, visa principalmente promover a autonomia feminina no país africano. “A plena participação das mulheres na liderança e nas tomadas de decisões é fundamental para a consolidação da paz e segurança, bem como para o desenvolvimento geral de Serra Leoa”, explicou Mia Seppo, diretora da ONU em Serra Leoa.
“Todos temos que contribuir para ajudar a combater a pobreza. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento trabalha para fazer mudanças positivas na vida das pessoas, e estou orgulhosa por estar comprometida com este trabalho” disse Marta.
O trabalho pelos direitos femininos é uma das prioridades da ONU em Serra Leoa. A nação tem um dos maiores números de abuso sexual no mundo. Além disso, 73% das mulheres do país são analfabetas e apenas 19% chegaram à universidade.
Marta foi nomeada embaixadora das Nações Unidas em outubro de 2010 e se juntou a outras estrelas do futebol como Ronaldo, Zinedine Zidane, Iker Casillas e Didier Drogba.
Foto: Reprodução