As redes sociais no Brasil não param de crescer. Depois do Orkut, que se tornou popular e atingiu as diversas classes do país, agora o boom da vez é com o Facebook. Junto com a Indonésia, Índia e Filipinas, o Brasil foi um dos países que mais cresceu em número de adeptos à rede social. É o crescimento no que eles chamam de “mercados em desenvolvimento”. Segundo dados divulgados pelo analista Nick Burcher, em quatro anos, o número de usuários do Facebook no Brasil cresceu significamente.
Em um único mês, dezembro de 2010, o país passou de 8,8 milhões de usuários para 35 milhões. Um crescimento de 298,5% nesse período. Mesmo com dados de crescimento tão surpreendentes, o Brasil ainda é o quarto país do mundo em número de usuários. O que mesmo assim, ainda é muito significativo. Os Estados Unidos, primeiro colocado da lista, possui 157 milhões de pessoas conectadas à rede, seguido da Indonésia, com 41,7 milhões, e Índia, com 41,3 milhões.
São 800 milhões de pessoas usando o Facebook no mundo. Países como a Coreia do Sul e Peru, cresceram 116% e 102%, respectivamente em número de usuários. Numa época em que se fala tanto de democratização da comunicação, em meios mais sociais e menos excludentes que deem voz ao povo, independente de sua classe social e formação, o Facebook tem sido aposta de muitos estudiosos do assunto. Eles acreditam que a ferramenta é uma importante e necessária aliada, para fazer com que a população seja produtora do conteúdo que quer ver, e espaço para fazer suas criticas. E você acha que a Rede realmente tem todo esse poder de democratizar a comunicação no Brasil?
Foto: Reprodução