Pensar. Comer. Preservar: campanha contra o desperdício de alimentos

Acontece

Preocupada com o desperdício de alimentos no mundo, mais de um bilhão de toneladas a cada ano vão para o lixo, a ONU, através das suas agências, lança nesta terça-feira (22) a campanha global contra o desperdício de alimentos “Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício”.

A iniciativa da campanha é de responsabilidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O foco será especialmente os consumidores, comerciantes e outros atores da área gastronômica e de hospedagem e reunirá diversas ações contra o desperdício que serão veiculadas em um portal.

No início do ano, o relatório Global Food; Waste not, Want not (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), da Institution of Mechanical Engineers (IMechE), indicou que até metade da comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. Mais uma constatação de que a campanha da ONU se faz urgente para amenizar a situação.

“Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada, cerca de 300 toneladas por ano, ainda está própria para o consumo. Esta quantidade é equivalente a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, e suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas”, informa o Diretor-Geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.

Segundo o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), aproximadamente 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente para serem consideradas saudáveis. Isso significa que uma em cada sete pessoas no planeta vai para a cama com fome todas as noites.

Além do alerta, a campanha também vai fornecer informações e dicas para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos. A campanha engloba outras iniciativas das Nações Unidas, e é coordenada pelo SaveFood Initiative, ação da FAO e da Messe Düsseldorf, e pelo “Desafio Fome Zero”, do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Então fica a pergunta: você já pensou quanta comida desperdiça por dia, ou por semana…? Que tal começar a contabilizar?!

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter