Competitivas e “gastonas”
6 de junho de 2014
Vá de bicicleta
6 de junho de 2014

O que é estomatite?

O nome da doença, estomatite, pode confundir o local em que ela afeta o corpo. Ao contrário do que se imagina, ela não ataca o estômago e sim a boca. A estomatite é uma inflamação na parte interna da boca, provocada por um vírus e os sintomas são aftas doloridas, febre, falta de apetite e muito desconforto. É muito comum em crianças em idade escolar, mas infelizmente não há muito que fazer, só aliviar os sintomas. Após 15 dias, as feridas desaparecem sem deixar marcas.

A doença é causado pelo vírus responsável pela herpes simples e aproveita os momentos de baixa imunidade da criança para entrar em ação. Então, surge uma vermelhidão na gengiva e logo pequenas erupções, só então aparecem as aftas que se espalham por toda a boca. A criança pode ter febre, irritabilidade por conta da dor, falta de apetite e dor de cabeça. Outono e inverno são as estações que mais registram casos da doença.

estomatite2_nopatio

Para evitar a contaminação, mantenha as mãos da criança sempre higienizadas, assim como os talheres. Nada de dividir os objetos levados à boca com os amigos. Se a criança já estiver contaminada, é aconselhável repouso, ingerir bastante líquido e alimentos pastosos e frios, com o mínimo de tempero. Iogurte, sorvete, gelatina e suco de frutas são boas opções.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *