Oi gente, tudo bem? O que vocês têm lido ultimamente? Eu estava lendo um livro que ganhei de amigo secreto no final do ano passado, era o O Inimigo Secreto, da inglesa Agatha Christie. Trocadilhos a parte, curti tanto o livro que fui pesquisar mais sobre a autora e acabei comprando mais livros. Fiquei surpreso com a facilidade para encontrar os vários títulos de Agatha Christie, mesmo depois de 92 anos do lançamento de seu primeiro livro.
Com o grande sucesso da série Harry Potter, percebe-se que os livros são uma considerável opção de diversão. Já é fácil encontrar muitas séries de livros e outros títulos de novos autores e também dos autores clássicos, que fizeram e faz muito sucesso como Sidney Sheldon, Sir Arthur Cornan Doyle (autor de Sherlock Homes) e ela, Agatha Christie – a escritora com obra mais publicada, somente superada por Shakespeare e a Bíblia. Apesar da longa produção (66 romances, 163 contos, 19 peças, entre outras publicações), a imensa parte é de mistério e suspense.
Os títulos que já li foram: E não sobrou nenhum, O inimigo secreto, Noite sem fim e A casa torta, também li um livro sobre os cadernos secretos dela escrito por John Curran. Recomendado todos. A escrita é leve e as tramas são simples e complexas ao mesmo tempo, pois é aí que está o charme da escrita de Agatha Christie. São verdadeiros mergulhos em mundos cheios de mistérios, rodeados de crimes sem solução, personagens que não merecem a sua confiança, porque todos são suspeitos, até aqueles que são narradores- personagens, lugares com passagens secretas, pistas minúsculas, que muitas vezes está na sua cara. Mas, você provavelmente vai deixar passar despercebido.
Como ela viveu no começo do século XX, e nas histórias há poucas referência temporais, imagino que elas sejam ambientadas na época que foram publicadas, anos 20, 30, 40. Algumas falam diretamente das Guerras Mundiais, dos bombardeios e até tem um conto, que não foi publicado enquanto Agatha estava viva, sobre um personagem que é uma “metáfora” de Hitler.
Seus livros tiveram/têm tanto impacto na cultura popular que foram feitas muitas adaptações para o cinema, televisão, peças de teatro e até videogames. A adaptação mais conhecida de um dos livros da autora é o filme Assassinato no Expresso Oriente adaptação do livro com mesmo nome, protagonizado por um de seus personagens mais conhecidos, Hercule Poirot, um detetive belga com hábitos peculiares. Essa adaptação ganhou e concorreu a várias categorias do Oscar, vamos ver o trailer?
http://www.youtube.com/watch?v=JTYA01glGqo
Há também o filme And Then There Were None no Youtube, que é uma adaptação do livro “E não sobrou nenhum” ou também conhecido como O caso dos dez negrinhos. Com um final diferente a do livro. Veja o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=xdZMnn3IBi0
Para ver o filme completo, em inglês, mas sem legendas. Clique aqui.
A adaptação do mesmo livro em videogame também é bem interessante. Você controla um dos personagens que está preso, junto com um grupo de pessoas desconhecidas, que ficam presas em uma ilha que a principio, mas entre elas está um assassino, e começa uma corrida contra o tempo antes que você seja a próxima vitima. O jogo não termina como no livro, nem como no filme, fica a dica e segue o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=KHSCxB3p9jA
Pois é, legal ver como Agatha consegue nos surpreender mesmo com muitos anos de sua morte através das releituras e reinvenções de suas obras. Melhor é ver que só quem ganha somos nós, que temos muitas opções de diversão.
Serviço:
Site Oficial Agatha Christie
Texto: Paulo Cesar Carlos a.k.a. Oráculo – equipe Voyeur Gráfico
Foto: reprodução