O som de Mad Professor

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O apelido Mad Professor veio na pré-adolescente, graças ao intenso interesse pela eletrônica. Nascido na Guiana, Neil Fraser, construiu seu próprio rádio e aos 20 anos já colecionava equipamentos de gravação, como plataformas de fita de bobina, efeitos de eco e reverb e outros. Em 1979, fez sua mesa de mixagem e abriu um estúdio de quatro pistas em uma sala de estar na área sul de Londres, Thornton Heath. Desde então, começou a ganhar a cena da música britânica, unido reggae e eletrônico.

Chamando Ariwa, depois de uma palavra nigeriana de som ou comunicação, Mad gravava bandas e vocalistas por seu próprio rótulo, como: Deborah Glasgow, Aquizim, Sargento Pepper, Tony Benjamin, Davina Stone e Ranking Ann. Porém, em meio a reclamações de seus vizinhos, teve que mudar o estúdio para uma instalação adequada em Peckham, no sul de Londres. Em 1982 gravou seu primeiro álbum, Dub Me Crazy, Pt. 1, e rapidamente seguiu com um segundo volume, o bem-sucedido Beyond the Realms of Dub. Já em 1983 trouxe mais dois volumes, The African Connection (muitas vezes aclamado como um dos seus melhores) e o bastante popular Escape to the Asylum of Dub.

O estúdio Ariwa foi transferido para um bairro melhor em West Norwood, no meio dos anos 80, e atualizado para capacidade de 24 pistas, tornando-o o maior estúdio de propriedade negra no Reino Unido. De lá, Mad Professor realmente começou a afetar a cena do reggae britânico. Ele produziu grandes singles de sucesso para o pilar principal de Ariwa, Pato Banton e Sandra Cross, e também dirigiu o álbum inovador para o toaster consciente de reggae Macka B, final dos tempos de 1986.

Ao mesmo tempo, a era ragga estava começando, e as produções totalmente digitais começaram a dominar o reggae. À medida que o som do ragga crescia cada vez mais, a marca de dub do Professor era espacial e mais estranha; enquanto os detractores de ragga reclamavam que o trabalho parecia estéril em comparação com o dublê antigo, com muitos elogiando seus efeitos de outro mundo e arranjos inventivos. Os álbuns de Dub Me Crazy atingiram o auge de seu experimentalismo durante a última década dos anos 80, embora no início dos anos 90 eles estivessem mostrando sinais de criatividade. O 12o e último volume da série, Dub Maniacs on the Rampage, foi lançado em 1993.

Fotos: Reprodução

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