Se você é daquelas pessoas que costuma ser super paciente e está sempre pronta a emprestar um ombro amigo e ouvir aquela sua amiga ou amigo que está sempre estressada e reclamando da vida, chegou a hora de tomar cuidado! Isto porque uma nova pesquisa feita por cientistas da Universidade do Havaí acaba de constatar alguns resultados no mínimo inesperados! O fato é que o stress, sensação cada vez mais comum nos dias de hoje, pode “passar”de uma indivíduo para outro! Isso mesmo, como se fosse uma doença contagiosa! E se você for mulher, mais atenção ainda: O estudo também indica que as mulheres estão mais vulneráveis e propensas a receber a tal “infecção”do stress!
Os dados da pesquisa foram divulgados esta semana pelo jornal internacional Daily Mail e têm causado um verdadeiro alvoroço na comunidade científica, além de blogs e sites voltados para comportamento.A psicóloga Elaine Hatfield chegou a conclusão de que à medida que uma pessoa absorve o estresse da outra, pode começar a se sentir estressada e a se concentrar em questões que possam incomodá-la. Em parte, assume-se o estado emocional do amigo como uma tentativa de se identificar com ele. Fora isso, o fluxo constante de palavras de descontentamento atua como um depressor para quem ouve.
Assim como se suga o padrão de pensamento negativo alheio, é possível apresentar inconscientemente a linguagem corporal de alguém estressado. “As pessoas parecem capazes de imitar expressões faciais, vocais e posturais rapidamente. Como consequência, são capazes de se sentirem dentro das vidas emocionais dos outros de forma surpreendente”, disse Hatfield.
O fato das mulheres estarem no grupo de maior risco de “contágio”, acontece porque as mesmas tendem a estar mais em sintonia com os sentimentos de quem as rodeia. Então, talvez esteja na hora de guardar aquele ombro amigo apenas para verdadeiras emergências, não é?
Foto: Reprodução.