Na noite desta quarta-feira, 17/5, o Theatro José de Alencar recebeu a abertura da exposição “O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo”, de curadoria do ator e teatrólogo Hiroldo Serra. Na ocasião da abertura da exposição, Hiroldo lançou o livro homônimo, que reúne a biografia de Flávio Phebo, com suas obras, exposições que participou, matérias de jornais sobre o figurinista, e a iconografia, com cerca de 100 croquis originais. A atividade, que fez parte da programação de reabertura do Anexo do TJA, também contou com a presença da diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, e do fundador da Comédia Cearense, Haroldo Serra.
Tanto a exposição quanto o livro são apoiados pela Secult, através do edital de Demanda Espontânea de Projetos Culturais. O projeto também contempla o lançamento do livro comemorativo dos 60 anos do grupo de teatro Comédia Cearense, que será lançado em breve. “A exposição casa muito bem com a reinauguração do Anexo e da Galeria Ramos Cotoco, do TJA. É importante que a obra de Flávio esteja aqui exposta agora. A ideia é que ela possa rodar por outros espaços, seja itinerante”, destacou Hiroldo.
As obras expostas se confundem com a história do grupo Comédia Cearense, o qual Hiroldo faz parte ao lado de seu pai, Haroldo Serra. “Pelo menos metade do material que está exposto aqui são trabalhos que o Flávio fez para a Comédia Cearense, então, já nos pertencia. Quando ele faleceu, recebemos doação da família e isso ajudou a montar. Chegou a nós um material pessoal dele também, que hoje está em exposição na Casa da Comédia Cearense em exposição. Está lá para estudo e pesquisa”, ressaltou o ator e teatrólogo.
“O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo” fica em cartaz na galeria Ramos Cotoco, no Anexo do TJA, até o dia 15 de junho, a exposição reúne 76 croquis originais de cenários e figurinos de Phebo, cenógrafo e figurinista cearense que fez carreira em São Paulo. A mostra é aberta ao público.
Fotos: Reprodução