A arte, no contexto da exposição, é um importante instrumento que potencializa a oportunidade do público de conhecer o trabalho de artistas, na desconstrução e construção de novos significados à determinado tema. Com essa intenção e aproveitando que de 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Ceará preparou uma programação diversa e com entrada franca em comemoração ao Dia Internacional de Museus.
Nesta terça-feira (9/5), às 16h, o Museu do Ceará recebe a abertura da exposição “A Resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura”, com pinturas e esculturas de artistas como J. W. Crispim, Ernesto Sal, Marina Rodrigues, Camila Santos Sousa, Carlos Bandeira, Helena Karla e Francisco Lima. A mostra trata da leitura sobre o universo da saúde mental e da loucura a partir da perspectiva de mulheres e homens, usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e de convidados, no qual registraram, através de linguagens artísticas distintas.
No dia 18/5, às 15h, o Museu do Ceará recebe a palestra “18 de Maio: dia de luta por uma sociedade sem manicômios, no passado e no presente”, durante o projeto “Diálogos em História”. A atividade será ministrada pelo grupo Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista, onde o público poderá conferir um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000. Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários.
Aproveite o tempinho livre na agenda e confira! O Museu do Ceará fica localizado no Centro de Fortaleza (Rua São Paulo, nº51) e é aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Acesso gratuito.
Fotos: Reprodução