A leitura sobre o universo da saúde mental e da loucura a partir da perspectiva de mulheres e homens, usuários do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, através de linguagens artísticas distintas, como pinturas e esculturas, suas angústias, esperanças e resistências cotidianas. O Memorial da Educação Superior de Sobral, equipamento cultural da Universidade Estadual Vale do Acaraú, recebe nesta quinta-feira (14/09), a partir das 19h, a Exposição ‘A resistência e as lutas: por um novo olhar para a loucura’.
O evento de abertura contará com a presença de artistas como J. W. Crispim, Ernesto Sal e a performance de Camila Santos. Explorando a temática da exposição na roda de diálogo estará presente a curadora da exposição e professora de história da Universidade Federal do Ceará, Cláudia Oliveira e a Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura e professora de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Eliany Oliveira.
Neste sentido, ‘A Resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura’ objetiva estabelecer um diálogo sempre frutífero e nunca finalizado entre arte, sociedade, cultura e política, ao dar voz aos homens e mulheres, historicamente silenciados. As obras expostas já estiveram também no Museu do Ceará e no Theatro José Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de setembro na galeria do Memorial da Educação Superior de Sobral. Esta é uma realização da Universidade Estadual Vale do Acaraú através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Fórum Cearense da Luta Antimanicomial e conta com apoio da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.
Serviço:
Exposição “A Resistência e as Lutas: por um novo olhar para a loucura”
Em cartaz até o dia 30 de setembro, no Memorial da Educação Superior de Sobral
Visitação: De Segunda à Sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 21h. Entrada Franca.
Fotos: Reprodução