O universo de Mazzaropi

Cinema|Cultura

Artista de múltiplas capacidades, versado nas atividades circenses, teatrais, radiofônicas e televisivas. O cineasta e humorista Amácio Mazzaropi (1912 – 1981), foi um dos pioneiros da televisão no Brasil e o Cineteatro São Luiz te convida para conhecer o universo desse ícone. O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), é o primeiro local no Brasil a exibir a MOSTRA MAZZAROPI – 105 ANOS, nos dias 5, 6 e 8 de setembro, com todas as sessões gratuitas.

O artista trilhou uma trajetória especial na história do cinema brasileiro, assumindo de maneira inovadora os rumos de sua própria linha artística, atuando como ator, empresário, produtor, argumentista, roteirista e, por fim, diretor de alguns dos seus filmes, sempre com respaldo do público.“Essa mostra que celebra os 105 anos de nascimento de Mazzaropi é uma ótima oportunidade não só para resgatar um capítulo instigante do nosso cinema, mas também para contrapor, aos dias atuais, um Brasil que, a despeito da política desenvolvimentista implementada pelo Estado entre as décadas de 1950 e 1970, se reconhecia por meio do deboche e da comicidade presente no célebre e estereotipado caipira encarnado por Mazzaropi, nosso eterno Jeca Tatu”, diz Duarte Dias, Programador e Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz.

A programação completa dos filmes que fazem parte da programação do Festival Mazzaropi – 105 Anos, pode ser conferida no site da Secult. “Conferir os filmes de Mazzaropi, portanto, é abrir a possibilidade de diálogo direto com os tipos populares brasileiros,  representações que são das raízes profundas de um amplo aspecto cultural do nosso povo, raízes essas que, mesmo diante de todas as mudanças verificadas na sociedade brasileira nos últimos 40 anos, permanecem, em variados níveis, atuantes no imaginário nacional”, finaliza Duarte.

Serviço:
MOSTRA MAZZAROPI – 105 ANOS
Nos dias 5, 6 e 8 de setembro, no Cineteatro São Luiz
Programação completa no link. Todas as sessões são gratuitas.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter